Novo Pnatrans entra em consulta pública no site Participa + Brasil

Os brasileiros já podem enviar contribuições para a revisão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Até o final de novembro, as sugestões da população e de gestores do setor para que o Brasil reduza pela metade o total de ocorrências graves no trânsito podem ser registradas no site Participa + Brasil, onde também estarão disponíveis as minutas de portarias e resoluções a serem editadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para tornar as pistas do país mais seguras. Basta acessar o link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/plano-nacional-de-reducao-de-mortes-e-lesoes-no-transito-pnatrans1.

”Estamos fazendo um novo Pnatrans com base em três pontos fundamentais: a cobrança de metas locais, a premiação de boas práticas e a democratização do Pnatrans”, destacou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. “Com esses três pontos, faremos de fato um novo Pnatrans para conseguirmos atingir uma meta que é muito ousada, mas essencial: reduzir as mortes no trânsito no Brasil”, acrescentou.

Acompanhamento de resultados
Ele explica que, quanto às metas locais, a intenção do Governo Federal é cobrar de municípios, estados e órgãos de trânsito comprometimento para realizar as ações estabelecidas no Pnatrans ano a ano e dar transparência aos dados apresentados. “Dessa forma, o cidadão poderá cobrar do gestor, do prefeito ou do governador quando sua cidade ou estado não cumprir com as metas para tornar o trânsito mais seguro”, argumentou.

Nessa mesma linha, a Senatran pretende premiar municípios, estados e órgãos de trânsito que se sobressaiam no cumprimento das metas definidas no Pnatrans, dando maior visibilidade para essas localidades e as boas práticas realizadas. Por fim, pela democratização do plano, municípios, estados e órgãos de trânsito também poderão acrescentar suas próprias ações individuais, formuladas para atender alguma necessidade local ainda não contemplada no Pnatrans.

Fonte: Ministério dos Transportes – https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2023/11/novo-pnatrans-entra-em-consulta-publica-no-site-participa-brasil