Ministro defende equilíbrio da matriz de transportes para reduzir emissão de gás carbônico na atmosfera

A redução da emissão de gás carbônico na atmosfera passa pelo equilíbrio da matriz de transporte brasileira, hoje com protagonismo do modo rodoviário, e a expansão do uso de ferrovias e hidrovias pelo país, afirmou nesta sexta-feira (20) o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. No Rio de Janeiro, ele participou do congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização e Investimentos Verdes, promovido por Petrobras e Banco do Brasil.

“Temos trabalhado para equilibrar nossa matriz de transporte, que ainda é desbalanceada com o protagonismo do transporte rodoviário. Nosso desafio é ampliar a atuação dos transportes ferroviário e hidroviário e assim diminuir o Custo Brasil, o custo logístico e a emissão de gás carbônico”, disse o ministro.

De acordo com o ministro, com os projetos em andamento, desenvolvidos a partir das diretrizes de sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura, busca-se uma matriz de transporte mais equilibrada e consequentemente com menor custo e ambientalmente mais sustentável. O Plano Nacional de Logística (PNL) prevê, por exemplo que o transporte ferroviário transporte 40% da produção brasileira até 2035; hoje, o percentual é de aproximadamente 20%.

Fonte: Ministério da Infraestrutura – https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2022/05/ministro-defende-equilibrio-da-matriz-de-transportes-para-reduzir-emissao-de-gas-carbonico-na-atmosfera