Mercedes fechará turno de fábrica de caminhões em SP por pelo menos 2 meses

A fábrica de chassis de ônibus e caminhões da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) vai reduzir de dois para um os turnos de produção a partir de maio, informou o sindicato local de metalúrgicos nesta quarta-feira (5).

A produção em turno único vai durar de dois a três meses, informou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, citando informações da montadora.

A entidade destacou que a montadora já havia anunciado aos trabalhadores férias coletivas para 300 funcionários no início de abril, além de semanas curtas de trabalho. A Mercedes-Benz conta com cerca de 8 mil trabalhadores na fábrica, sendo 6 mil na linha de produção, dos quais 2 mil no segundo turno.

“No decorrer do 1º trimestre, em razão de juros elevados e de dificuldades na concessão de financiamentos, observou-se uma demanda ainda menor do que a esperada para este ano”, afirmou a Mercedes-Benz ao ser questionada sobre a suspensão do segundo turno.

Segundo dados da associação de distribuidores de veículos, Fenabrave, embora as vendas de caminhões novos no Brasil tenham caído 7,3% em março sobre o mesmo mês do ano passado, para cerca de 9,4 mil unidades, no trimestre houve alta de 2,6% nos licenciamentos do segmento, para 27,4 mil veículos.

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/economia/mercedes-fechara-turno-de-fabrica-de-caminhoes-em-sp-por-pelo-menos-2-meses/