Lula quer de ministérios primeiras medidas econômicas para esta semana

• Post category:Economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou ontem que os ministérios da Fazenda e da Casa Civil anunciem nesta semana as primeiras medidas econômicas do governo federal, segundo fonte ouvida pelo Valor.

Mesmo com as invasões realizadas no domingo em Brasília por bolsonaristas radicais, o presidente quer que as pastas mantenham o cronograma já estabelecido e divulguem até sexta-feira as primeiras medidas.

As medidas iniciais serão voltadas principalmente para diminuir o déficit primário deste ano.

Outra fonte também afirma que “tudo segue normal” na atividade dos ministérios e que “até quinta-feira todos os atos serão publicados e anunciados”. Segundo esse interlocutor, serão implantadas medidas tanto do lado das despesas quanto das receitas.

Uma terceira fonte diz que os integrantes da área econômica estão “trabalhando normalmente” e que “até o momento nada mudou”.

Nos seus primeiros dias no cargo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia prometido para esta semana as medidas. O tema foi tratado em reuniões com o próprio Lula na semana passada. Haddad já classificou como “absurdoo déficit primário de R$ 231,5 bilhões previsto no Orçamento de 2023.

Ele acompanhou de São Paulo, onde tem residência, as invasões do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal realizadas no domingo por bolsonaristas radicais.O ministro desembarcou em Brasília na manhã desta segunda-feira, 9, acompanhando Lula em reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e na sequência despachando a partir da sede da pasta. O prédio do Ministério da Fazenda também foi alvo de depredações e passou o dia com as entradas principais fechadas.

Após as invasões, o ministro da Fazenda publicou comunicado em que afirma que os invasores “merecem o rigor que a lei exige” e que “os atos criminosos de hoje [domingo] devem receber forte condenação por parte da sociedade civil”.

Além disso, mesmo com as invasões, Haddad deve manter a viagem para Davos, na Suíça, onde participará do Fórum Econômico Mundial.

Também nesta semana a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, pode anunciar os secretários da pasta.

Fonte: Valor Econômico – https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/01/10/lula-quer-de-ministerios-primeiras-medidas-economicas-para-esta-semana.ghtml