Liebherr apresenta nova geração de máquinas

  • Post category:Sem categoria

Garantindo menor consumo de combustível e tecnologia embarcada que aumenta a produtividade da operação, a Liebherr apresenta ao mercado sua nova geração de escavadeiras sobre esteiras, de 40t e 50t, e de pás-carregadeiras, que passaram por uma renovação da linha. As novidades, que têm como objetivo “agregar valor ao negócio do cliente”, antecedem a comemoração de 50 anos da Liebherr no Brasil e de 75 anos no mundo, em 2024.

A expectativa de negócios é boa, já que as empresas clientes passam por um “momento de renovação de frota” e obras de infraestrutura começam a ser retomadas, diz Daniel Poll, diretor comercial e de pós-vendas da Liebherr Brasil, informando que nos últimos anos seis novos equipamentos foram lançados pela companhia, incluindo as renovações de linhas.

Entre as novidades apresentadas pela Liebherr, está a nova escavadeira R 945 SME, que substitui a R 954 C no porte das escavadeiras de 50 toneladas e se junta à R 938 (40t), que foi introduzida no mercado nacional em 2020, como parte das escavadeiras da nova geração da Liebherr. Daniel explica que a nova máquina “tem grande intercambialidade com a R 938 e também conta com alguns itens de série que reforçam a robustez e melhoram sua disponibilidade, como grade frontal basculante, grade superior, proteção do cilindro de escavação, guias de esteira contínuas e caçamba padrão HDR, com caneleiras e entredentes. É uma máquina projetada para grande estabilidade e para operações severas, como as que temos em nosso mercado”. O consumo médio da nova escavadeira está entre 20L/h a 26L/h. Já a escavadeira R 938, de 40 toneladas, já em operação em pedreiras de todo o Brasil, tem o menor consumo de combustível da categoria, variando entre 19 L/h e 24 L/h.

Outra forte característica das novas escavadeiras é a tecnologia embarcada que permite maior produtividade. Da cabine da máquina, o operador realiza ajustes personalizados na escavadeira, como o modo de trabalho (Eco, Power, Power +), o movimento de fechamento da lança e na frenagem do giro do carro superior. Do joystick, o operador ainda acessa diversas funcionalidades, desde a alteração na velocidade de translação, ativação de limpador de para-brisas, até atendimento de chamadas telefônicas. Câmeras integradas na lateral e traseira apresentam no display da cabine ampla visibilidade do entorno da máquina, aumentando não somente a segurança, mas garantindo também a visualização 360° da operação e permitindo maior agilidade nos movimentos.

A iluminação segue o novo conceito LED, mais potente e econômico. O novo sistema hidráulico torna o controle das escavadeiras muito mais preciso: joysticks, pedais de deslocamento e pedais acessórios contam com controles eletrônicos. O novo sistema distribuidor é modular, reduzindo os custos com manutenção, além de possibilitar a vazão sob demanda, reduzindo o consumo de combustível. O radiador com liga de alumínio sem pintura para a refrigeração ideal e outros principais pontos de manutenção são acessíveis do solo, resultando em mais segurança e facilidade de manutenção.

Pá-carregadeira L 580

O carro-chefe da Liebherr, a pá-carregadeira L 580, também foi reformulada segundo os conceitos de economia de combustível, maior produtividade e capacidade de tombamento de carga (19.830 kg, contra 18 mil kg da versão anterior). As novas máquinas trazem o sistema de balança embarcada inteligente, com pesagem dinâmica, a elevação e a descida do implemento automático e o retorno da caçamba automático e programável tornam a operação muito mais confortável e produtiva. A caçamba padrão aumenta 0,2m³: de 5,0m³ para 5,2m³, possibilitando maior carregamento de material por ciclo. A cabine renovada oferece maior visibilidade da área de trabalho, elevando a segurança operacional. E, em termos de manutenção, as principais melhorias estão no capô com abertura elétrica através da cabine e na plataforma que dá acesso à área do motor de forma simples e segura.

“A L 580 sempre foi a líder do nosso mercado. Com essas inovações, estamos tornando uma máquina que já era confortável, ainda mais produtiva e eficiente. Cada vez mais os clientes buscam tecnologias que favoreçam a operação e é isso que a nova geração de pás-carregadeiras entrega”, afirma Daniel.

A L 580 é produzida no Brasil junto com a L 538 Plus, com 9.300 Kg de carga de tombamento e a L 550, com 12.790 Kg de carga de tombamento. Além dessas, a Liebherr comercializa no País a maior pá-carregadeira do portfólio da marca, a L 586 X Power, com 21.600 Kg de carga de tombamento e comprovada eficiência operacional, comprada recentemente por uma grande mineração de minério de ferro em Minas Gerais.

Fonte: Brasil Mineral – https://www.brasilmineral.com.br/noticias/liebherr-apresenta-nova-geracao-de-maquinas