Índice ABCR total caiu 1,2%, mas o fluxo de veículos pesados aumentou

  • Post category:Sem categoria

O Índice ABCR referente a outubro de 2023 caiu 1,2% no comparativo com setembro, considerando os dados dessazonalizados. Comparado ao mesmo período de 2022, o índice total aumentou 4,1%, determinado pela alta de 3,0% de leves e 7,6% de pesados. O índice mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas e é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria.

Mantida a comparação, o índice de fluxo pedagiado de veículos pesados cresceu 1,2% no mês. Nos últimos doze meses, o total acumula avanço de 5,0%, fruto do aumento de 6,0% de veículos leves e 2,0% de pesados.

Os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Cardoso, comentam que “o fluxo de pesados demonstrou alta significativa, ainda em termos dessazonalizados. O desempenho positivo dos últimos meses tem captado a influência positiva do escoamento de bens de consumo e da produção agrícola, o que contribuiu para que o índice tenha atingido uma nova máxima histórica em outubro e esteja 13,0% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020)”.

“Os resultados sinalizam o efeito atípico do elevado volume de chuvas no mês. Apesar dos sinais de desaceleração emitidos por parte dos determinantes macroeconômicos do consumo das famílias, o resultado parece penalizado pelas chuvas intensas nas regiões Sul e Sudeste, que abrangem uma parte considerável das praças que compõem o Índice ABCR, quadro que desestimulou a decisão de viagens à passeio das famílias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o volume de chuvas nessas regiões superou a média histórica”, pontuam.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/indice-abcr-total-caiu-12-mas-o-fluxo-de-veiculos-pesados-aumentou/