IFR aponta primeira redução de 2023 no preço médio do frete

  • Post category:Economia

A análise do mais recente Índice de Frete Repom (IFR) identifica a primeira redução de 2023. O preço médio do frete por quilômetro rodado fechou o mês de maio a R$ 7,87, recuo de 6% quando comparado a abril. Os dados são da Repom, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil.

Segundo IFR, o preço médio do frete segue em alta de mais de 14,4% quando o valor de maio deste ano é comparado com o mesmo mês de 2022, período em que a média estava em R$ 6,88.

“Essa variação em relação ao mês anterior reflete os recuos seguidos no preço médio do diesel que, segundo o Índice de Preços Ticket Log (IPTL), vem acumulando baixas desde 2022. A retração do valor do combustível impulsiona o reajuste para menos na tabela do piso mínimo do frete do transporte rodoviário de cargas no País, o que vem ocorrendo ao longo dos últimos meses”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Repom.

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Repom.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/ifr-aponta-primeira-reducao-de-2023-no-preco-medio-do-frete/