Ibovespa abre em alta com alívio externo, mas de olho em PEC; dólar cai

  • Post category:Economia

A bolsa paulista abria com viés positivo nesta terça-feira (29), referendado pelo cenário externo benigno, enquanto agentes financeiros acompanham o andamento no Congresso da PEC da Transição, que abre uma exceção à regra do teto de gastos por quatro anos para custear o Bolsa Família.

Também permanece o clima de expectativa em relação ao anúncio do ministro da Fazenda do novo governo, com a aposta de que o ex-ministro Fernando Haddad deve comandar a pasta ganhando mais força a cada dia no mercado. Ele irá acompanhar as reuniões do grupo de transição na área de Economia.

Às 10:25, o Ibovespa subia 0,63%, a 109.470 pontos. O dólar caía 0,92% frente ao real, cotado a R$ 5,317 na venda.

A moeda norte-americana também seguia o bom humor internacional em meio a sinalizações do governo chinês de que pode flexibilizar sua política de Covid-zero, apesar dos temores fiscais domésticos.

Na véspera, a moeda norte-americana à vista perdeu 0,80%, a R$ 5,3645 na venda. Já o Ibovespa terminou a segunda-feira no campo negativo, mas rondando a estabilidade, ao fechar em leve queda de 0,18%, aos 108.782,15 pontos.

O Banco Central fará neste pregão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de janeiro de 2023.

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/business/mercarcados-hoje-29-de-novembro/