IA e tecnologia garantem segurança e conforto em rodovias concedidas no Brasil

A integração de novas tecnologias que tornem as viagens de motoristas e usuários de rodovias mais seguras e confortáveis será tema de debate no evento Rodovias do Futuro, programado para 10 de agosto de 2023, no Golden Hall do WTC – World Trade Center, à Av. das Nações Unidas, 12551 – Brooklin Novo – São Paulo – SP.

O evento foi criado pela Melhores Rodovias do Brasil – ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), e é realizado em parceria com duas das mais importantes agências reguladoras de transportes do País: a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

O dia será ocupado por apresentações e debates de temas como: a) Monitoramento de rodovias por drones; b) Como o Big Data poderá transformar dados, Programas e sistemas em inteligência para as rodovias; e c) O uso da Inteligência Artificial no controle de fluxo e da segurança em rodovias. O programa completo está disponível no site www.rodoviasdofuturo.com.br.
“O uso cada vez mais intensivo de tecnologias avançadas nas rodovias brasileiras permite tratar de forma integrada o tripé formado por ‘condição das estradas’, ‘manutenção dos veículos’ e ‘atitude dos motoristas’”, comenta Marco Aurélio Barcelos, diretor-presidente da ABCR. “A expectativa é enorme em relação aos resultados obtidos com as tecnologias de ponta, garantindo mais segurança e conforto aos usuários de rodovias”, conclui Barcelos.

“Vamos correalizar esse grande evento do setor rodoviário brasileiro por estar alinhados à revolução tecnológica que estamos implementando na ANTT”, comenta o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale. “Queremos que a tecnologia seja nossa maior aliada para reduzir acidentes, bem como melhorar a fluidez e segurança das rodovias, em prol dos usuários. Para isso, contamos com o Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO/ANTT), que é a nossa torre de controle do espaço terrestre. A partir desse monitoramento em tempo real, podemos agir com preditividade e proatividade para mitigar impactos negativos na infraestrutura do trecho e na experiência do usuário”.

O diretor-geral da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), Milton Persoli, comenta a importância da participação como correalizadores do evento. “A inovação nas rodovias é uma das metas perseguidas pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, e discutir o tema em alto nível, como ocorrerá no evento, é uma oportunidade ímpar”, pontua. “Expor nossa experiência como órgão regulador e ter contato com outras práticas será enriquecedor para todos os participantes. Com certeza, são conhecimentos que reverterão em qualidade nas obras, operações, atendimento e manutenção da malha rodoviária, ampliando a segurança e conforto dos usuários”, completa.

Presença de professor do MIT – Entre os palestrantes do evento, destaca-se a presença do Professor de Ciência da Computação e IA do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Hari Balakrishnan. Balakrishnan é fundador e CTO da Cambridge Mobile Telematics (CMT), fornecedora líder mundial de telemática. A CMT busca tornar a mobilidade segura e sustentável por meio da telemática – para tanto, conta com uma plataforma que mede o comportamento de direção com várias fontes de dados de sensores, reduzindo o risco, fornecendo alertas de colisão e assistência na estrada.

Balakrishnan recebeu seu PhD em 1998 do Departamento EECS da UC Berkeley, que o nomeou “Distinguished Alumnus” em 2021. Foi eleito para o National Academy of Engineering (2015) e à American Academy of Arts and Sciences (2017). Suas homenagens recentes incluem o Prêmio Marconi (2023), o Prêmio ACM SIGCOMM por contribuições vitalícias para redes de comunicação (2021), o Prêmio IEEE Kobayashi de Computadores e Comunicações (2021), o Prêmio Ernst e Jovem Empreendedor do Ano para a região da Nova Inglaterra (2021) e o Prêmio Infosys de Engenharia e Ciência da Computação (2020).

A palestra do Prof. Hari, programada para as 10h, terá o título “Making Roads Safer by Making Drivers Better” (Tornando as estradas mais seguras ao tornar os motoristas melhores).

FICHA TÉCNICA

Evento Rodovias do Futuro – https://www.rodoviasdofuturo.com.br/
Data: 10 de agosto, das 9h00 às 18h00
Local: Golden Hall do WTC – World Trade Center