No momento, você está visualizando Grupo de SSMA do SINDIPESA discute os impactos da nova NR 01 e os riscos psicossociais nas empresas

Grupo de SSMA do SINDIPESA discute os impactos da nova NR 01 e os riscos psicossociais nas empresas

  • Categoria do post:Trabalhista

Grupo de SSMA do SINDIPESA discute os impactos da nova NR 01 e os riscos psicossociais nas empresas

Na manhã desta quarta-feira, 26 de março, o SINDIPESA promoveu uma reunião online com seu Grupo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), com excelente participação das empresas associadas. O encontro foi conduzido pelo engenheiro Gustavo Cassiolato, da Rigging Brasil, que abordou o tema: “Ambiente de Trabalho Saudável: Como Gerenciar Riscos Psicossociais”, tema central da nova NR 01, que entra em vigor em 26 de maio de 2025.

A nova norma regulamentadora exige das organizações uma abordagem mais completa na gestão de riscos ocupacionais, incluindo os fatores psicossociais relacionados ao trabalho, como estresse, ansiedade, assédio, sobrecarga, falta de autonomia, reconhecimento, entre outros. Tais fatores têm sido uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil, tornando urgente a adequação das empresas às novas diretrizes legais.

Durante a reunião, foram destacados pontos essenciais, como:

  • O que são riscos psicossociais e como afetam a saúde mental dos colaboradores;
  • A obrigatoriedade da avaliação ergonômica preliminar (NR 17) como instrumento essencial para identificação desses riscos;
  • A importância de metodologias eficazes para mapeamento e mitigação de riscos psicossociais;
  • Ferramentas práticas e escalas de avaliação como JSS (estresse no trabalho), ESS (sonolência) e ECO (enfrentamento de estresse);
  • Boas práticas como a criação de ambientes de confiança, promoção do diálogo, programas de qualidade de vida no trabalho e capacitação de lideranças para uma gestão mais humanizada.

Além disso, o palestrante reforçou a necessidade de integração normativa entre a NR 01, NR 17, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), destacando que a prevenção e o acompanhamento contínuo das ações são fundamentais para a eficácia das estratégias adotadas.

Na ocasião, estiveram presentes as empresas Constâncio, Darcy Pacheco, Grupo Cordeiro, Grupo Cunzolo, Grupo Santin, Guindastec, Irigaray, IV Guindastes, JB Transportes, Locar, Megatranz, Real Guindastes, Resen Munck, Saraiva, Sistermi, Tomé, Transdata e Transpes.

“O SINDIPESA segue comprometido com a capacitação técnica de seus associados, promovendo encontros que contribuem diretamente para o aprimoramento das práticas de segurança e saúde no trabalho. O desafio agora é colocar em prática o que foi debatido e garantir que o setor esteja preparado para cumprir com as exigências legais e promover ambientes mais seguros, equilibrados e saudáveis para todos”, aponta Dasio de Souza, Vice-Presidente Executivo do SINDIPESA.