Fiesp faz manifesto em apoio à reforma tributária com assinatura de 138 entidades

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) publicará, nesta quinta-feira (6), nos jornais do país, um manifesto favorável à reforma tributária com a assinatura de 138 entidades. Leia a íntegra abaixo.

Segundo a Fiesp, o Brasil tem pressa, sendo necessário mais investimentos, inovação e menos burocracia. A entidade também afirma ser necessário competitividade, eficiência e criação de empregos para o desenvolvimento e bem-estar da população. Para os objetivos serem concretizados, a Fiesp diz ser preciso uma reforma tributária abrangente, homogênea e moderna.

“O caminho a seguir, em conformidade com as melhores práticas internacionais, recomenda alinhamento aos 90% dos países do mundo que adotam o imposto sobre o valor adicionado para todos os setores, desonerando as exportações e os investimentos, além de valorizar a produção, o comércio e os serviços”, afirma a federação.

A entidade cita que apoia com convicção a causa porque ela é boa e necessária para o país. Ela Exemplifica que a mudança dos impostos sobre o consumo, numa primeira etapa, tem o potencial de aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) em 12% a 20% em até 15 anos, conforme estudos disponíveis.

Isso significaria, na atual condição da moeda brasileira, R$ 1,2 trilhão a mais circulando na economia.

“Um Brasil mais dinâmico, competitivo e rico vai emergir, incentivando o crescimento alavancado pelo fim da tributação em cascata e outras práticas nocivas ao desenvolvimento”, justifica.

“Todos os setores econômicos e sociais vão ganhar se o país tiver um sistema tributário racional – o que, há muitos anos, deixou de existir. O tempo e os recursos desperdiçados com a burocracia dos impostos poderão ser investidos de maneira mais produtiva”, prossegue.

Ainda justificam que as empresas que usam o Simples Nacional continuarão no sistema.

Veja a carta na íntegra:
“O Brasil tem pressa. Precisa de mais investimentos, mais inovação, menos burocracia, ser mais competitivo, mais eficiente, criar melhores empregos para desenvolver-se e garantir o bem-estar de todos. Tais objetivos exigem uma reforma tributária abrangente, homogênea e moderna.

O caminho a seguir, em conformidade com as melhores práticas internacionais, recomenda alinhamento aos 90% dos países do mundo que adotam o imposto sobre o valor adicionado para todos os setores, desonerando as exportações e os investimentos, além de valorizar a produção, o comércio e os serviços

Apoiamos com convicção essa causa porque ela é boa e necessária para o país. A aprovação da reforma tributária dos impostos sobre o consumo, numa primeira etapa, tem o potencial de aumentar o produto interno bruto (PIB) em 12% a 20% em até 15 anos, segundo estudos disponíveis. Isso significa, em dinheiro de hoje,
R$ 1,2 trilhão a mais circulando na economia.

Um Brasil mais dinâmico, competitivo e rico vai emergir, incentivando o crescimento alavancado pelo fim da tributação em cascata e outras práticas
nocivas ao desenvolvimento.

Todos os setores econômicos e sociais vão ganhar se o país tiver um sistema tributário racional – o que há muitos anos deixou de existir. O tempo e os recursos desperdiçados com a burocracia dos impostos poderão ser investidos de maneira mais produtiva.

As empresas optantes do Simples continuarão nesse sistema. No caso do setor de serviços, essas empresas constituem a grande maioria.

Para superar os principais desafios e ter um país próspero, justo e solidário, os brasileiros precisam abraçar a causa que é de todos.

Chega de perder oportunidades! Façamos do Brasil o país que todos almejam! As entidades abaixo assinadas representam atividades que geram milhões de empregos e respondem pela maior parte da arrecadação de impostos no país. Elas manifestam o seu apoio à reforma tributária em tramitação na Câmara Federal, com a expectativa de sua aprovação.

Abaixo, algumas das entidades signatárias:

Associação Brasileira da Indústria Chocolates, Cacau, Balas e Derivados – ABICAB
Associação Brasileira da Indústria de Autopeças – ABIPEÇAS
Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos – ABIMO
Associação Brasileira da Indústria de Iluminação – ABILUX
Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ
Associação Brasileira da Indústria do Plástico – ABIPLAST
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE
Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC
Associação Brasileira da Indústria Processadora de Aço – ABIMETAL
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT
Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB
Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – ABICALÇADOS
Associação Brasileira de Embalagem – ABRE
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA
Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento – ASPACER
Instituto Aço Brasil
Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial – IEDI
Sindicato da Indústria de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais Planos do Estado de São Paulo – SINBEVIDROS
Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de São Paulo – SINDLEITE
Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de São Paulo – SIMABESP
Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo – SINPROCIM
Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo – SINDUSFARMA
Sindicato da Indústria de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica do Estado de São Paulo – SINPROQUIM
Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes no Estado de São Paulo – SITIVESP
Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo – SINDICAFÉ SP
Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo – SINDUSTRIGO
Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores – SINDIPEÇAS
Sindicato Nacional da Indústria do Aço”

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/economia/fiesp-faz-manifesto-em-apoio-a-reforma-tributaria-com-assinatura-de-138-entidades/