FETCEMG participa de debate sobre os avanços e desafios relacionados à infraestrutura e energia

  • Post category:Sem categoria

Na quinta-feira (10/11), representes da FETCEMG, FIEMG e OAB Minas reuniram dirigentes da FIEMG, juristas e representantes dos setores de transporte terrestre e energia elétrica para o 1º Seminário de Infraestrutura e Energia, realizado na sede da FIEMG em Belo Horizonte. Representaram a FETCEMG a gerente-executiva, Vanessa Borges; o assessor jurídico Jeferson Oliveira; e o consultor, Luciano Medrado.

Logo no início do seminário, mediado pelo secretário-geral da OAB Minas, Sanders Alves Augusto, os participantes reforçaram a necessidade do estado atrair novos investimentos que possam garantir o desenvolvimento da matriz energética do país, essencial para o avanço das obras de infraestrutura viária.

De acordo com a diretora da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mila Costa, é preciso ”oferecer uma capacidade energética satisfatória aos municípios mineiros é fundamental para a atração de recursos, usados, por exemplo, na expansão do fluxo nas rodovias do estado’’.

O presidente da Comissão e Infraestrutura da OAB Minas, Allan Milagres, e o desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Flávio Boson Gambogi, destacaram que a segurança jurídica na relação entre os poderes público e privado é um fator importante para a geração de energia elétrica limpa, sustentável e de qualidade.

Também participaram da abertura do evento o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Guilherme Theo Sampaio, e o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, Fernando Mosna, que afirmou que, atualmente, ”o Brasil é exemplo no desenvolvimento de uma matriz energética renovável’’. Agora, segundo ele, o país precisa evoluir na precificação do carbono, com o objetivo de atender o Acordo de Paris.

Evolução do Setor Elétrico: Tendências e Desafios

No primeiro painel do seminário, presidido pela advogada Cristiana Nepomuceno, os palestrantes reforçaram a necessidade de práticas sustentáveis para a obtenção de novas ferramentas e recursos utilizados na geração e recuperação de energia elétrica. Eles também lembraram da importância de uma matriz energética diversa e sustentável.

No seundo painel, a gerente de Energia da FIEMG, Tânia Mara Costa Santos, defendeu a oferta de energia ‘’limpa e barata’’ aos consumidores brasileiros e cobrou segurança legislativa no setor.

“A FETCEMG está sempre atenta às discussões que envolvem a infraestrutura e foi muito importante debater esse tema com o setor elétrico e com juristas. Dessa forma, temos mais embasamento técnico ao pensarmos no desenvolvimento da nossa infraestrutura viária de forma a acompanhar as novas demandas do mercado, como a presença de veículos elétricos”, comentou a gerente da FETCEMG, Vanessa Borges.

Fonte: FETCEMG – https://fetcemg.org.br/posts/fetcemg-participa-de-debate-sobre-os-avancos-e-desafios-relacionados-a-infraestrutura-e-energia