Falta de mão de obra e insumos ameaça investimento bilionário em rodovias

O investimento nas rodovias federais pode alcançar R$ 30 bilhões em 2023, somando o aporte do governo federal em obras públicas e recursos aplicados nas estradas concedidas à iniciativa privada. Com grande volume de obras, após período de estagnação causado pela desaceleração da economia e efeitos da pandemia, o setor monitora os riscos de gargalos com a falta de profissionais qualificados e escassez de insumos.

A maior parte dos investimentos, quase R$ 20 bilhões, virá do orçamento do Ministério dos Transportes. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tem a missão de contratar empreiteiras para realizar a recuperação e conservação da malha rodoviária que administra.

A conta tem ainda outros R$ 11 bilhões que grandes grupos de concessionárias planejam investir neste ano, estima a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). Este montante, que abrange as rodovias ligadas à entidade, supera o valor histórico alcançado há dez anos de R$ 10,7 bilhões.

Clique aqui e leita na íntegra.

Fonte: Valor Econômico – https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/06/26/falta-de-mao-de-obra-e-insumos-ameaca-investimento-bilionario-em-rodovias.ghtml