Euro NCAP vai avaliar segurança de caminhões a partir de 2024

• Post category:Economia

A entidade de segurança no trânsito Euro NCAP começará a avaliar a segurança de caminhões a partir do ano que vem. A informação foi confirmada ontem, por meio de um comunicado de imprensa.
Inicialmente, serão avaliados parâmetros de segurança passiva e ativa dos caminhões, como sistemas de frenagem de emergência, de manutenção de faixa de rodagem e outras assistências aos motoristas.

Testes de colisão, avaliando a severidade dos impactos sobre a estrutura das cabines, começarão a ser realizados a partir de 2030, quando serão criado protocolos de avaliação que deve ser usados globalmente.

O início dos testes é feito em parceria com a Administração de Transportes da Suécia, que está preocupada com os acidentes com caminhões, já que o potencial de danos é muito maior.

Em acidentes graves com caminhões, existe um grande risco de outros usuários da estrada ficarem gravemente feridos ou mortos. Nos acidentes fatais com caminhões, nove em cada dez vítimas fatais estavam fora do caminhão, ou seja; eles estavam em outros veículos envolvidos ou eram usuários da estrada desprotegidos.

A violência de colisão em uma colisão frontal entre um carro e um caminhão, onde ambos dirigem 80 quilômetros por hora, pode ser comparada a se o carro bater em uma parede a 150 ou 160 quilômetros por hora.

“Na Suécia, vemos as colisões frontais, especialmente com caminhões pesados, como um dos maiores desafios no desenvolvimento de um sistema de transporte rodoviário seguro. Com base na experiência bem-sucedida dos testes de carros de passeio do Euro NCAP salvando vidas, esperamos que o novo esquema de classificação do Euro NCAP para caminhões pesados ​​seja uma ferramenta poderosa para abordar esse importante problema nas estradas de nosso país”, disse Rikard Fredriksson, Conselheiro de Segurança Veicular da Administração de Transportes Sueca e Membro do Conselho do Euro NCAP.

Para automóveis, os testes são realizados desde 1997, com protocolos que vão evoluindo ao longo dos anos. Todo veículo avaliado recebe uma classificação de zero a cinco estrelas, que mostra o quão seguro é o automóvel.

Para os testes com caminhões, a Euro NCAP vai avaliar veículos rodoviários e de uso urbano. Caminhões que operam em mineração ou outros locais confinados, por exemplo, não passarão pela avaliação para evitar um aumento de custos.

“Não adianta incentivar uma solução de segurança específica para a cidade em um caminhão que nunca entra em uma área urbana – isso criaria um custo sem benefício”, destacou a entidade, na nota publicada.

A Administração de Transportes Sueca já realizou um teste de colisão entre um carro de passageiros moderno, com cinco estrelas nos testes da Euro NCAP, e um caminhão pesado, em uma colisão frontal a 50 km/h.

“O teste mostrou que a cabine do carro de passageiros foi muit comprometida”, diz Rikard Fredriksson.

Uma universidade técnica em Gotemburgo, na Suécia, está desenvolvendo um protótipo de uma frente de caminhão mais suave, que possui zonas de deformação que tornam o caminhão menos agressivo em relação a outros veículos envolvidos em colisões.

A Administração de Transportes Sueca realizará um novo teste de colisão no outono para examinar o efeito dessa nova frente.

Fonte: Blog do Caminhoneiro – https://blogdocaminhoneiro.com/2023/04/euro-ncap-vai-avaliar-seguranca-de-caminhoes-a-partir-de-2024/