No momento você está vendo Equipe do SINDIPESA visita Central de Controle Operacional da CCR Autoban

Equipe do SINDIPESA visita Central de Controle Operacional da CCR Autoban

Em maio deste ano, a CCR Autoban completou 25 anos de gestão dos 319,8 quilômetros do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, por meio do Programa de Concessões do Governo do Estado de São Paulo, sob gestão da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). Nessas mais de duas décadas, a concessionária já investiu R$ 13 bilhões em obras e conservação deste importante eixo de desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Recentemente, o Vice-Presidente Executivo do SINDIPESA, Dasio de Souza e Silva Junior, e a Diretora Executiva, Cinthia Ambra, visitaram as instalações administrativas da Concessionária, especialmente o Centro de Controle Operacional, e puderam conferir in loco todo o trabalho que vem sendo realizado. “Ficamos encantados com toda a tecnologia que a concessionária utiliza e com o profissionalismo da equipe. Queremos unir forças para trazer ainda mais melhorias ao setor de transporte”, afirma Dasio.

São mais de 850 mil veículos trafegando em média diariamente pelas rodovias administradas pela concessionária, promovendo o transporte de pessoas, produtos agrícolas e industriais. O Sistema Anhanguera-Bandeirantes também proporciona acesso a diversas estâncias turísticas e interliga diretamente 18 municípios entre a capital paulista e Cordeirópolis, passando por cidades de reconhecida importância industrial e comercial do Estado.

De acordo com a concessionária, todos os investimentos em melhorias e conservação da malha viária tem como principal objetivo proporcionar mais segurança e conforto para os milhares de motoristas e passageiros que utilizam diariamente o Sistema Anhanguera-Bandeirantes. O resultado da atuação da CCR AutoBAn é a queda de 45% no índice de acidentes e 73% no índice de mortes na comparação entre 1997 (ano anterior ao início da concessão) e 2022, números impressionantes. Nos 25 anos de concessão, estima-se que foram evitados mais de 76 mil acidentes ao longo do sistema em virtude das ações desenvolvidas pela concessionária, resultado em mais de 2 mil vidas salvas em acidentes de trânsito.

E não é só nos usuários das rodovias que a CCR Autoban pensa. Ela também protege aqueles que trabalham prestando atendimento aos veículos que trafegam nas rodovias, por meio do Movimento Afaste-se.  A proposta é que o condutor de veículo, ao perceber uma situação que envolva qualquer tipo de atendimento nas rodovias, principalmente no acostamento, mude de faixa sempre que for possível e seguro.

Outra orientação é reduzir a velocidade do veículo em até 40 km/h a menos que o limite regulamentado para a estrada. Também é muito importante estar sempre alerta para permitir que aqueles que estão afastando-se de uma via em atendimento consigam passar para a próxima faixa.

O ato de afastar-se dá à polícia, socorristas de emergência e outros veículos de serviço, espaço adequado para a realização do trabalho nas rodovias, reduzindo o perigo dos profissionais que estão atuando em uma ocorrência. No caso de um acidente grave, envolvendo vários veículos e múltiplas vítimas, podem ser acionadas diversas equipes de atendimento da concessionária, incluindo inspeção de tráfego, guincho leve e pesado, ambulâncias das equipes de Atendimento Pré-hospitalar e caminhão de combate a princípio de incêndio.

Grandes números da CCR AutoBAn

• R$ 13 bilhões de investimentos em 25 anos;
  • R$ 3,4 bilhões em ISSQN provenientes das tarifas de pedágio destinados aos municípios para investimentos voltados às comunidades;
  • 319,8 quilômetros administrados das rodovias Anhanguera, Bandeirantes, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto e Adalberto Panzan;
  • 18 municípios abrangidos pela malha viária;
  • 850 mil veículos trafegam diariamente pelo pelas rodovias administradas pela empresa;
  • Mais de 1.100 profissionais contratados pela concessionária e outros 900 indiretos;
  • 46 viaturas dedicadas ao atendimento nas rodovias, incluindo guinchos leves e pesados, ambulâncias, inspeções de tráfego e caminhões para combate a princípio de incêndio;
  • 110 câmeras de monitoramento ao longo do sistema;
  • 37 Sistemas Analisadores de Tráfego (SAT);
  • 9 estações de meteorologia;
  • 31 painéis de mensagens variáveis fixos;
  • Mais de 17 mil caminhoneiros atendidos no Programa Caminhos para a Saúde, com a realização de exames gratuitos, atendimento odontológico, corte de cabelo e serviço de podologia;
  • 25 mil estudantes da região envolvidos no Programa Caminhos para a Cidadania, com ações voltadas à diversidade, educação financeira, caminhos seguros, educação ambiental, cultura digital e saúde mental.