Energia eólica: Siemens Gamesa vai paralisar fábrica de Camaçari, na Bahia

A fabricante de equipamentos de energia eólica Siemens Gamesa vai suspender temporariamente as operações de sua fábrica em Camaçari, na Bahia, para ajustar sua estrutura produtiva e atender às demandas atuais do mercado.

A informação foi veiculada pela agência TC Mover e confirmada pelo Valor. A notícia acende o alerta no setor eólico, que vem enfrentando dificuldades para se manter competitivo diante das tensões geopolíticas, do ambiente inflacionário, dos riscos macroeconômicos e reflexos ainda da pandemia de covid-19.

“A empresa confirma a hibernação temporária da fábrica de Camaçari (…). A hibernação não terá nenhum efeito na entrega dos atuais contratos onshore da Siemens Gamesa, incluindo a operação e manutenção de parques eólicos e projetos futuros. Nossa confiança no papel-chave que as energias renováveis e a indústria eólica desempenham, assim como no alto potencial do Brasil para liderar globalmente estas agendas, permanece inabalável. Portanto, reafirmamos que a operação local continuará fornecendo o melhor da tecnologia eólica e de serviços aos clientes brasileiros”, disse a empresa, em nota.

A companhia vem enfrentando problemas há um bom tempo e chegou a ser resgatada pela Siemens Energy, que pagou 4,05 bilhões de euros e assumiu a totalidade do controle da empresa. O plano do grupo alemão de comprar a parte que ainda não controlava da espanhola Siemens Gamesa e retirá-la da bolsa aconteceu em maio, já que o desempenho da fabricante de turbinas afetava os resultados da controladora.

A Siemens Gamesa possui contratos de longo prazo no Brasil, mas teve problemas, como no complexo Tucano, em que ela precisou ressarcir a AES Brasil por conta de atraso de comissionamento das máquinas.

Clique aqui para ler na íntegra.

Fonte: Valor – https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/03/14/energia-eolica-siemens-gamesa-vai-paralisar-temporariamente-fabrica-de-camacari-na-bahia.ghtml