DNIT reforça ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito em várias regiões do Brasil

  • Post category:Sem categoria

Com o objetivo de incentivar a sociedade para um trânsito mais seguro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) intensificou durante o mês de setembro diversas ações educativas já realizadas pela autarquia periodicamente. As atividades ocorreram em vários estados do Brasil.

Na região Centro-Oeste, por meio do Programa Conexão DNIT, em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi realizada a primeira capacitação de Educadores do Ensino Fundamental com temáticas de trânsito. O treinamento ocorreu na cidade de Alexânia, no estado de Goiás. Na cidade, no dia 8 de setembro, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e II participaram do Seminário de Capacitação da Ação Educativa Conexão DNIT.

Logo depois, na cidade de Dourados (MS), a abordagem transversal chegou para professores com o projeto Agentran na Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Por meio da ação, no dia 23 de setembro, alunos aprenderam de maneira lúdica, interativa e multidisciplinar sobre a legislação de trânsito.

No Sudeste do Brasil, a semana foi realizada em dois estados. Na cidade de Olímpia, em São Paulo, ocorreu uma capacitação educativa sobre trânsito. O seminário trouxe diversas explicações e abordou a importância da temática no processo educativo. No Rio de Janeiro, no dia 23 de setembro, a ação foi realizada pelos representantes da Educação nas Superintendências (SRs). Além disso, foi desenvolvida ação de conscientização para motoristas, principalmente para os de veículos pesados, distribuindo informativos durante a Semana Nacional para o Trânsito.

Já no prédio da Sede do DNIT, em Brasília, foi realizado o Workshop de Operações Rodoviárias, no qual foi abordada a temática da educação para o trânsito. Dentro do workshop foi aberto um espaço de dúvidas e disponibilizados cartazes referentes à campanha de comunicação do Observatório Nacional de Segurança Viária para todas as Superintendências Regionais. O intuito foi disseminar a segurança no trânsito.

Finalizando as ações do evento, no dia 30 de setembro, a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) e a Coordenação de Multas e Educação para o Trânsito (CEMET), realizaram uma roda de conversa online sobre a importância da saúde mental e o impacto do controle das emoções na promoção de um trânsito mais seguro e harmonioso.

Juntos Salvamos Vidas

Fonte: DNIT – https://www.gov.br/dnit/pt-br/noticias-periodo-eleitoral/dnit-reforca-acoes-educativas-durante-a-semana-nacional-de-transito-em-varias-regioes-do-brasil