No momento você está vendo DNIT participa de curso de extensão do Ministério da Defesa

DNIT participa de curso de extensão do Ministério da Defesa

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou, na última semana, de uma tarde de apresentações e debates sobre o atual cenário de infraestrutura de transportes. O encontro fez parte do Curso de Extensão de Logística e Mobilização, ministrado para 23 oficiais superiores das três Forças Armadas e coordenado pelo Ministério da Defesa, com supervisão acadêmica da Escola Superior de Guerra.

Além do diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, palestraram para os oficiais o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Lucas Vissoto; o coordenador-geral de Obras Ferroviárias, Jean Carlo Trevizolo; e o coordenador-geral de Obras Aquaviárias, Rodrigo Português.

Durante a abertura, o general Santos Filho ressaltou a importância do DNIT para o desenvolvimento do Brasil e exaltou o nível de comprometimento do corpo técnico da Autarquia, que já soma mais de 170 entregas desde 2019. “Tenho uma satisfação muito grande de integrar essa equipe”, afirmou o diretor.

Ao destacar as principais entregas do DNIT ao longo dos últimos anos, Santos Filho falou sobre os reflexos positivos do trabalho do departamento. A conclusão da pavimentação da BR-163/PA, por exemplo, feita em parceira com o Exército Brasileiro, gerou empregos e impactou o valor do frete da soja, agregando à economia. “O país está crescendo muito e precisa deste avanço de infraestrutura”, pontuou o diretor.

Ao apresentar tecnicamente o setor de infraestrutura rodoviária do DNIT, o diretor da área reforçou a relevância do trabalho para a sociedade e o reflexo de cada um dos serviços na vida dos usuários das rodovias. Entre as obras em andamento e entregues, destacou empreendimentos como a BR-116/RS, a duplicação da BR-381/MG, a duplicação e restauração da BR-101 no Nordeste e a Ponte do Abunã, na BR-364/RO. “Só neste ano, já entregamos 320km”, informou o diretor Lucas Vissoto.

Sobre o modal ferroviário, o coordenador-geral Jean Carlo fez um diagnóstico do cenário, falou sobre as iniciativas em andamento e apresentou o que há de planejamento a médio prazo, enfatizando a relevância do setor. “Na diretoria, são executados empreendimentos ferroviários com o objetivo de eliminar conflitos entre ferrovias e vias públicas urbanas, de modo que seja elevada a segurança da população e proporcionados ganhos operacionais com o aumento da eficiência das ferrovias”, explicou o representante da diretoria.

Em relação ao cenário do setor aquaviário, o coordenador-geral Rodrigo Português explicou a competência da Autarquia, o modo de operação e os tipos de navegação. Também destacou o crescimento do modal e reforçou os resultados positivos da parceria com as Forças Armadas. “Sabemos que são parceiros importantíssimos, quando pensamos em logística, que não só nos ajudam a pensar como também a direcionar os nossos investimentos”, disse o coordenador. “Tivemos experiências com Exército no São Francisco e temos diversos TEDs com a Marinha”, concluiu.

FONTE: DNIT – https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/noticias/dnit-participa-de-curso-de-extensao-do-ministerio-da-defesa