Diesel deveria ficar mais caro R$ 0,62 por litro para atingir paridade internacional, diz Abicom

O diesel no mercado brasileiro deveria subir R$ 0,62 por litro para estar alinhado ao mercado internacional, segundo dados da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), que vê uma defasagem de 11% no preço do combustível, cujo preço tende subir ainda mais globalmente por conta da chegada do inverno no Hemisfério Norte.

“O mercado internacional do diesel e o câmbio pressionam os preços domésticos. A arbitragem está desfavorável para importações”, afirmou a Abicom em seu relatório diário sobre os preços internacionais na comparação com o mercado interno.

O petróleo passou a subir no mundo inteiro depois que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) decidiu cortar a produção em 2 milhões de barris diários. Enquanto isso, o dólar no Brasil tem subido frente ao real, e na quinta, 6, teve alta de 0,50% no mercado à vista, chegando aos R$ 5,2099, enquanto o dólar futuro de novembro encerrou em alta de 0,46%, aos R$ 5,2480.

A gasolina também está com o preço defasado em relação ao Golfo do México, registrando uma diferença de 9% em relação ao mercado brasileiro. Segundo a Abicom, para ficar atrativa para importação, o combustível deveria ter um reajuste de R$ 0,32 por litro nas refinarias.

Os últimos reajustes praticados pela Petrobras, agente dominante do mercado brasileiro, foram realizados há 18 dias, no caso do diesel, e há 36 dias, no caso da gasolina. Ambos foram de queda, de 4,07% e 4,8%, respectivamente.

Procurada, a Petrobras afirmou em nota que “não existe uma referência única e percebida da mesma maneira por todos os agentes, sejam eles refinadores ou importadores”, e que “segue monitorando continuamente o mercado e os movimentos nas cotações de mercado do petróleo e dos derivados, que atualmente experimenta alta volatilidade”.

“A companhia reafirma seu compromisso com a prática de preços em equilíbrio com o mercado, sem repassar a volatilidade conjuntural nem movimentos especulativos como os que estão sendo observados recentemente”, completou a estatal.

Fonte: Estadão – https://www.estadao.com.br/economia/diesel-gasolina-alta-paridade-internacinal-abicom-npre/