“Desaceleração econômica pretendida pelo BC chegou forte”, diz Haddad após prévia do PIB

  • Post category:Economia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira (17) que “a pretendida desaceleração da economia pelo Banco Central chegou forte”, após queda na prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

“A pretendida desaceleração da economia pelo Banco Central chegou forte, e a gente precisa ter muita cautela com o que pode acontecer se o juro real for mantido na casa de 10% ao ano. Está muito pesado para a economia”, disse.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), considerado uma prévia do PIB, apontou retração de 2% da atividade econômica em maio na comparação com abril. Essa é a maior queda do IBC-Br desde março de 2021, quando o dado encolheu 3,6%.

Haddad disse que a queda era “esperada”, visto a manutenção do juro real em patamares elevados. A taxa básica de juros nominal está em 13,75% ao ano desde agosto de 2022.

Com a inflação acumulada nos últimos 12 meses em 3,16%, a taxa real de juro real — como indica o ministro — fica acima dos 10%.

“Como esperado, né? [a prévia da inflação]. É muito tempo com o juro real muito elevado. Estamos preocupados, recebendo muito retorno de prefeitos e governadores sobre a arrecadação, e a nossa mesmo aqui”, completou.

A CNN procurou o Banco Central para que comentasse a colocação do ministro da Fazenda. A autarquia comunicou que não vai se pronunciar sobre a fala.

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/economia/a-desaceleracao-economica-pretendida-pelo-bc-chegou-forte-diz-haddad-apos-previa-do-pib/