Deputados debatem retomada de financiamento a sindicatos

Em painel promovido pela CNN neste domingo (9), os deputados federais Reginaldo Lopes (PT-MG) e Any Ortiz (Cidadania-RS) debateram a retomada de financiamento dos sindicatos, atualmente negociada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A ideia é que seja implementada uma “taxa negocial” aprovada por assembleias juntamente com a pauta de reivindicações a ser negociada com os sindicatos patronais.

Para Any Ortiz, a volta da cobrança do imposto sindical, extinto após a reforma trabalhista de Michel Temer (MDB), é um “grande retrocesso”.

“Isso vinha sendo discutido desde a campanha eleitoral, quando o presidente Lula já sinalizava conversas com sindicatos. Entendemos também que é uma forma de atender aos sindicatos, e não aos trabalhadores”, afirmou a deputada federal.

“Ele busca dar uma sobrevida aos sindicatos, que, pelos números dos últimos anos, têm sofrido bastante e precisam se reinventar. Infelizmente, não conseguiram fazer a lição de casa e tiram dinheiro do bolso do trabalhador.”

Já Reginaldo Lopes entende que a taxa é “fundamental”.

“Não é razoável uma sociedade como a brasileira, onde o poder de compra é muito pequeno, não ter sindicatos capazes de organizar um aumento anual da massa salarial. Não é prejudicial para a economia, para o país e muito menos para os trabalhadores. Precisamos de sindicatos organizados e fortalecidos.”

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/politica/deputados-debatem-retomada-de-financiamento-a-sindicatos/