Combustíveis caem pela 13ª vez seguida

O preço médio da gasolina e do diesel voltam a cair nessa semana, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Essa é a 13ª queda consecutiva no preço dos combustíveis.

O litro da gasolina foi vendido nos posto pelo preço médio de R$ 4,88 nessa semana, de acordo com os dados da ANP. O valor médio do litro era de R$ 4,97, o que representa uma diminuição de 1,81%. O maior preço encontrado nos postos de combustível foi de R$ 7,99.

O valor médio do diesel também sofreu uma queda, passando de R$ 6,84 para R$ 6,71. Com uma redução de 1,9%, é o menor preço desde a semana encerrada em 7 de maio deste ano (R$ 6,63). O maior valor encontrado pela ANP esta semana dói de R$ 8,35.

O preço médio do etanol passou de R$ 3,43 para R$3,41 nesta semana. A diminuição de 0,58%, fez o etanol atingir o menor preço desde fevereiro de 2021 (R$ 3,378). O valor máximo encontrando pela Agência foi de R$ 6,99.

A redução dos preços segue sentindo os efeitos da limitação dos Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS. A medida adotada pelos estados, cria um teto para o imposto sobre diesel, gasolina, energia elétrica, transporte coletivos e comunicações.

Com esses itens sendo classificados como essenciais e indispensáveis, os estados ficam impedidos de cobrarem uma taxa superior à alíquota geral, que fica entre 17% a 18%, a depender do local. Antes, os combustíveis e outros bens eram considerados supérfluos, e por isso, pagavam até 30% de ICMS em alguns estados.

A Petrobras também tem promovido cortes nos preços, que fazem os combustíveis chegarem mais baratos as refinarias. Nesta segunda (19), a redução anunciada foi de 5,8% no preço do diesel.

Fonte: Frota&cia – https://www.frotacia.com.br/combustiveis-caem-pela-13a-vez-seguida/