CNT e OIT discutem formas de alcançar melhorias para o mercado de trabalho e para profissionais no setor transportador

A promoção e capacitação de profissionais para o setor transportador foi tema de reunião do gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Frederico Melo, com a diretora-geral adjunta e diretora regional para a América Latina e o Caribe da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Ana Gomes. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (7), durante a 350ª Sessão do Conselho de Administração da OIT, evento que começou nesta semana e irá até o próximo dia 14, em Genebra (Suíça).

Entre os principais pontos debatidos na reunião, estiveram temas importantes como a ampliação da produtividade e o estímulo à empregabilidade feminina e de motoristas profissionais em âmbito mundial, além de assuntos como transformação e inovação na formação dos profissionais na América Latina e no Caribe – pauta que tem sido considerada como prioritária para o Cinterfor (Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional).

Durante o encontro, Frederico Melo destacou os estudos realizados pela CNT acerca das condições de mão de obra como importantes instrumentos para a proposição de formas de mitigar esse quadro. “Se capacitarmos mais motoristas profissionais no Brasil, estaremos estimulando a empregabilidade formal e com salário, em média, 40% acima dos valores pagos em nível nacional”, observou.

Uma das formas de mobilização sugeridas para atingir essa meta é os setores do transporte e da agricultura estarem mais próximos e atuarem de forma colaborativa. A iniciativa tem o apoio da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), principalmente para os pontos em comum a ambas as Confederações. Na reunião com Ana Gomes, a CNA esteve representada pelo coordenador de Relações do Trabalho, Rodrigo Hugueney.

Fez parte do debate, também, a proposta de a CNT ingressar no Programa Forlac, estratégia regional das Nações Unidas que busca apoiar os países na implementação de medidas de formalização de empresas e empregos.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/cnt-e-oit-discutem-formas-de-alcancar-melhorias-para-o-mercado-de-trabalho-e-profissionais-no-setor-transportador