CNT e ABCR discutem investimentos em infraestrutura rodoviária

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, recebeu, na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília (DF), nessa quarta-feira (21), representantes da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias). Esta foi representada pelo seu presidente, Marco Aurélio Barcelos, e o diretor de Relações Institucionais da Associação, Guilherme Bianco. Também participaram do encontro o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, e o chefe de gabinete da Presidência da CNT, Matheus Jasper.

Na oportunidade, eles conversaram sobre as previsões de investimentos nas rodovias brasileiras para este ano e sobre possíveis parcerias na troca de dados entre as instituições que possam colaborar com os transportadores nas rodovias sob concessão.

A experiência de concessões de rodovias no Brasil teve início em 1993. De acordo com a ABCR, em outubro de 2023, eram 75 projetos nas esferas federal, estadual e municipal, que superam os 26,5 mil quilômetros de rodovias sob gestão privada.

O Brasil possui grande potencial para atrair investimentos privados, mas ainda existe a necessidade de aprimoramentos para tornar o ambiente de negócios mais atrativo ao investidor, com bases institucionais, jurídicas e regulatórias estáveis e instituições sólidas.

A CNT lançou, em 2023, a série “Parcerias – A provisão de infraestruturas de transporte pela iniciativa privada”. A publicação trata, especificamente, das concessões de rodovias federais. De forma inédita, o estudo estrutura, em um único volume, os benefícios que as concessões trouxeram para o país à luz do Programa de Concessões de Rodovias Federais (Procrofe), que, em 2023, completou 30 anos. Clique aqui para acessar a publicação.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/investimentos-em-infraestrutura-rodoviria-so-debatidos-em-encontro-entre-cnt-e-abcr