Petrobras iniciará testes do diesel renovável

A Petrobras iniciará em janeiro junto a clientes testes com diesel coprocessado com óleos vegetais produzido na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. A estatal vai adiantar os testes, enquanto aguarda avanços na regulação brasileira que permitam a inserção de seu novo produto com teor renovável no mercado, disse o diretor da área de refino da empresa à Reuters.

Com duração de cerca de seis meses, os testes terão o objetivo de avaliar qualidade e performance do produto. Além disso, contarão com a participação de uma distribuidora e de uma frotista de ônibus, cujos nomes não foram revelados.

A petroleira já testou com sucesso o sistema de produção do chamado diesel renovável na Repar, em meados de 2020. No entanto, a nova fase é importante para confirmar a efetividade do produto, que pode aumentar a mistura de conteúdo não fóssil no diesel comercializado no país, mas é tido como um concorrente pela indústria do biodiesel tradicional.

“(O teste) vai confirmar de fato a efetividade desse produto no consumidor propriamente dito. Para avaliar qualidade, performance…”, disse Costa, que mostrou orgulhoso na videoconferência uma miniatura de barril preenchido com o diesel renovável transparente da petroleira.

FONTE: Frota&cia – https://www.frotacia.com.br/petrobras-iniciara-testes-do-diesel-renovavel/