Brasil deve fechar 2023 com R$ 50 bilhões garantidos em investimentos privados nas rodovias federais

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou nesta sexta-feira (29) a realização de dois leilões de rodovias federais até o fim do ano: a BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares (MG), e a BR-040/MG, que liga a capital mineira a Juiz de Fora (MG). Somando com as concessões dos lotes 1 e 2 do Sistema Rodoviário do Paraná, o ano de 2023 deve chegar a aproximadamente R$ 50 bilhões garantidos nas estradas brasileiras, entre novos investimentos e despesas de operação.

“Com esses quatro leilões a gente espera atrair este ano entre R$ 30 e R$ 35 bilhões de investimentos privados para a infraestrutura nacional. É super relevante porque é o dobro do orçamento público do Ministério dos Transportes para 2023”, disse o ministro, fazendo referência apenas aos novos investimentos (capex). O lote 1 do Paraná tem um total de R$ 13,1 bilhões, enquanto o lote 2 chega a R$ 17,3 bilhões. Na BR-040/MG deverão ser investidos R$ 8,8 bilhões, e na R$ 381/MG, 10 bilhões.

Atração de capital
Segundo o ministro, a atração do capital privado tem se revelado essencial diante da expectativa de crescimento econômico do País. Para garantir um mercado mais amplo, o Ministério dos Transportes tem promovido uma série de encontros com representantes de investidores e operadores de infraestrutura, como foi o Brasil Road Invest, em junho, e Portugal Road Invest, em 15 de setembro.

“O Brasil está crescendo 3% este ano e toda vez que o País cresce um pouquinho a mais a infraestrutura se aperta. Temos que fortalecer a capacidade de investimento público e privado a fim de dar sustentabilidade ao crescimento e estamos buscando exatamente cumprir esse papel”.

Próximos leilões
Concluída a licitação do segundo lote de rodovias paranaenses, o Ministério dos Transportes se volta agora para a realização em novembro do leilão do trecho de 304 quilômetros da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valares, em Minas Gerais. O investimento previsto é de R$ 6 bilhões e o custo operacional estimado é de 4 bilhões em 30 anos de concessão.

O último leilão do ano será em dezembro e terá como objeto o trecho de 231 quilômetros da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. O investimento projetado é de R$ 5 bilhões, com R$ 3,7 bilhões de previsão de custos operacionais ao longo de 30 anos.

Fonte: Ministério dos Transportes – https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2023/09/brasil-deve-fechar-2023-com-r-50-bilhoes-garantidos-em-investimentos-privados-nas-rodovias-federais