No momento você está vendo Avança acordo para obras de infraestrutura na fronteira do Brasil com o Uruguai

Avança acordo para obras de infraestrutura na fronteira do Brasil com o Uruguai

  • Post category:Operacional

Os governos de Brasil e Uruguai encaminharam nesta sexta-feira (26) um acordo de cooperação para realização de obras de infraestrutura na fronteira entre os dois países. A proposta prevê a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jaguarão pelo Ministério da Infraestrutura brasileiro. Já os uruguaios ficariam responsáveis pela restauração da Ponte Internacional Barão de Mauá, ambas no município de Jaguarão, no Rio Grande do Sul.

A sugestão partiu do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante reunião por videoconferência com o ministro dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai, Luis Alberto Héber, e que contou também com a participação do embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles. “É sempre bom compartilhar projetos com um país-irmão, como o Uruguai, com muitas afinidades, e tenho certeza que seremos muito bem sucedidos no desenvolvimento desses projetos”, avaliou Tarcísio de Freitas.

Hidrovia – Na oportunidade, os representantes dos dois países também trataram sobre os serviços de dragagem com a finalidade de viabilizar a hidrovia da Lagoa Mirim, que servirá como hidrovia para o Mercosul. Segundo Tarcísio, estudos estão em andamento para saber a viabilidade de exploração pela iniciativa privada. “Encontraremos uma forma de financiar esse serviço, que não depende de um recurso tão relevante diante do benefício que vai trazer”, afirmou o ministro.

FONTE: Ministério da Infraestrutura