ANTT reúne concessionárias para compartilhar iniciativas bem-sucedidas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na quinta-feira, 13, uma reunião com as concessionárias EcoVias do Araguaia e Nova Rota do Oeste para promover o intercâmbio para troca de casos de sucesso nas concessões. Foram discutidos os Pontos de Parada de Descanso (PPDs) e a conectividade na rodovia, ações que estão tendo boa receptividade dos usuários.

A Ecovias do Araguaia é responsável pela BR-153, BR-414 e BR-080, trecho entre Anápolis, em Goiás, e Aliança do Tocantins. A concessionária foi pioneira na implantação de PPDs, um em Uruaçu-GO e outro em Talismã-TO, que trata-se de uma obrigação contratual regulada e fiscalizada pela ANTT.

Desde a inauguração em setembro de 2022, os espaços já atenderam mais de 45 mil caminhoneiros. Os locais oferecem estrutura à categoria profissional diariamente, 24 horas, com comodidades como wi-fi, chuveiros, local para lavagem de roupa e para realização de refeições, além de segurança privativa.

Outro ponto abordado foi a importância da disponibilidade de rede de internet ao longo das concessões. Até o final desde ano, a Ecovias do Araguaia deve estar com 100% de cobertura na concessão.

A Nova Rota do Oeste, que assumiu a concessão da BR-163/MT há pouco mais de dois meses, está com obras a todo vapor e já deu início aos estudos para oferecer conectividade aos usuários da rodovia. Na ocasião, eles apresentaram um Power BI no qual mantém atualizadas todas as obras que estão em andamento, estando disponível para a Agência com o intuito de facilitar a fiscalização.

De acordo com o diretor da ANTT Luciano Lourenço, essa troca de experiências é de extrema importância. “Promover esse intercâmbio entre as concessionárias permite a troca de experiência exitosas e a disseminação de boas práticas, culminando na melhoria dos serviços prestados aos usuários e no aprimoramento dos mecanismos de gestão e fiscalização da ANTT e das próprias concessionárias”, ressaltou.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/antt-reune-concessionarias-para-compartilhar-iniciativas-bem-sucedidas-para-os-usuarios/