ANP cria grupo de trabalho com Petrobras para viabilizar retomada da produção no Polo Bahia Terra

  • Post category:Sem categoria

A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) vai criar um grupo de trabalho junto com a Petrobras para articular as ações necessárias à retomada da produção no Polo Bahia Terra (BA). A agência também negou o pedido da estatal para reconsiderar a decisão de interditar a área.

“A ANP entende que não pode se furtar ao seu dever de fazer cessar as situações de risco grave e iminente, mas, ao mesmo tempo não medirá esforços para que a retomada da produção ocorra o mais rápido possível”, disse a agência em nota.

Em fiscalização de dezembro, técnicos da ANP constataram problemas de segurança no Polo Bahia Terra. Entre as questões apontadas, estavam a falta de sensores de fogo e gás, a indisponibilidade de sistemas fixos de combate a incêndio e o subdimensionamento de respiros de emergência, entre outros. Segundo a ANP, houve falha da Petrobras em não avaliar e gerenciar os riscos das instalações e operações.

A agência autorizou, em dezembro, a prorrogação do prazo de 72 horas para a conclusão da parada dos poços e das instalações nos campos interditados. Na ocasião, o prazo de suspensão gradual das atividades foi prorrogado até essa quinta-feira (12).

A diretoria da ANP decidiu nessa quinta pela criação do grupo de trabalho, que vai buscar resolver os problemas que geram riscos de segurança, além de debater o cronograma de retorno à operação do campo.

Com 28 concessões e infraestrutura associada localizadas nas Bacias do Recôncavo e Tucano, o Polo Bahia Terra é um dos maiores ativos terrestres do processo de desinvestimentos da Petrobras.A companhia chegou a iniciar as negociações para a venda do polo a um consórcio entre a PetroRecôncavo e a Eneva. Segundo comunicado divulgado pela estatal no começo do mês, as negociações seguem e não foram suspensas.

Fonte: Valor – https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/01/12/anp-cria-grupo-de-trabalho-com-petrobras-para-viabilizar-retomada-da-produo-no-polo-bahia-terra.ghtml