Acordos impulsionam crescimento sustentável no setor de infraestrutura de transportes

Como forma de divulgar e incentivar práticas sustentáveis no setor de transporte, o Ministério da Infraestrutura assinou nesta terça-feira (25) dois acordos de cooperação. Um estabelece a troca de informações e elaboração conjunta de projetos com a Universidade de São Paulo (USP), enquanto o outro prevê contratação de uma consultoria técnica especializada para apoiar na construção e implantação de uma agenda que incorpora os fatores ambientais, sociais e de governança.

A medida com a USP nasceu de uma parceria anterior em que servidores participaram de disciplinas ministradas na instituição de ensino. Entre as possibilidades da parceria está o intercâmbio de dados; a oferta de cursos e disciplinas; e a participação em projetos de pesquisa, formação de centros, núcleos e observatórios relacionados à instituição pública, à infraestrutura de transportes e ao desenvolvimento territorial.

Já o contrato com a consultoria, por meio da Secretaria-Executiva do MInfra e a Infra S.A., ocorre em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os acordos foram celebrados durante a programação do evento Diálogos Interdisciplinares, iniciativa da Subsecretaria de Sustentabilidade do ministério, responsável por coordenar e monitorar atividades relacionadas às questões socioambientais necessárias à execução dos empreendimentos de infraestrutura das áreas de competência do ministério.

“O MInfra de fato procura estar sempre alinhado às melhores práticas internacionais e esperamos que os parceiros nos enxerguem como grandes aliados nessa busca pela agenda mais sustentável”, afirmou o secretário-executivo-adjunto do MInfra, Alan Lopes. A subsecretária de Sustentabilidade da Secretaria Executiva, Larissa Amorim, acrescentou a sinergia da pasta com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). “Não há outro caminho a não ser a infraestrutura andar de mãos dadas com a sustentabilidade”, completou.

Ações

Outra ação anunciada durante o evento desta terça-feira (25) foi a aprovação da Agenda de Sustentabilidade do MInfra 2023-2026, que está integrada ao planejamento estratégico da pasta, renovada a cada quatro anos, e corresponderá a principal referência para as ações do MInfra e de suas entidades vinculadas na gestão socioambiental, climática e territorial.

Foram apresentadas, ainda, a publicação de uma ferramenta de consulta e pesquisa que tem como objetivo principal apresentar todas as iniciativas e projetos relacionados à temática de sustentabilidade que foram lançadas ou que estão em desenvolvimento.

Outra iniciativa criada para orientar o acesso às diferentes verbas públicas federais existentes para pesquisa, desenvolvimento e inovação no âmbito do MInfra é o manual Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: Sustentabilidade e Mudança do Clima na Infraestrutura de Transportes, um relatório de recomendações, em virtude do diagnóstico de oportunidades de promoção de ajustes e melhorias as formas de acesso e aplicação de verbas.

Fonte: Ministério da Infraestrutura – https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2022/10/acordos-impulsionam-crescimento-sustentavel-no-setor-de-infraestrutura-de-transportes

Fechar Menu