Votação inédita decide tema da Semana Nacional de Trânsito em 2024: “Paz no trânsito começa por você”

Pela primeira vez na história do Governo Federal, o tema da Semana Nacional de Trânsito foi decidido por meio da participação popular via internet. Nesta quinta-feira, após reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que chancelou a mensagem para o ano de 2024, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou o resultado pela rede social X (ex-Twitter). A frase escolhida estará em todo o material educativo e de divulgação oficial a ser veiculado pelos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

“’Paz no trânsito começa por você’! Esta será a mensagem das campanhas educativas de trânsito 2024, que o Contran [Conselho Nacional de Trânsito] acabou de aprovar. Pela 1ª vez, a Senatran [Secretaria Nacional de Trânsito] envolve a população na escolha da frase”, anunciou Renan Filho, pelas redes sociais. Conforme o ministro, a frase escolhida “destaca a importância da responsabilidade compartilhada para um trânsito mais seguro”.

Maioria dos votos

No total, 4.135 brasileiros participaram da enquete conduzida pela Senatran durante uma semana, podendo optar entre três mensagens: “Paz no trânsito começa por você”; “A vida pede calma no trânsito” e “No trânsito, gentileza faz a diferença”. A votação terminou em 6 de setembro e a frase vencedora obteve 1.689 votos, 40,86% do total. Nesta quinta, a decisão do público foi validada durante a 191° reunião do Contran.

Segundo o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, mensagem escolhida tem como objetivo conscientizar os brasileiros sobre a necessidade coletiva de tornar o trânsito um ambiente de paz. “Estamos felizes com a participação do público que, pela primeira vez, teve a oportunidade de escolher diretamente a frase que será trabalhada nas campanhas de 2024. Todos aqueles que participam do trânsito têm o compromisso de manter a paz, diminuir o número de sinistro e tornar as estradas mais seguras”, destacou.

Semana Nacional de Trânsito
O anúncio faz parte da Semana Nacional de Trânsito de 2023, mobilização anual que terá sua abertura oficial em 18 de setembro e ocorre até 25 de setembro. A intenção é promover, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro para toda a população. O tema da campanha desse ano é “No trânsito, escolha a vida”. As ações previstas para a edição deste ano podem ser conferidas na página especial da semana nacional.

Fonte: Ministério dos Transportes – https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2023/09/votacao-inedita-decide-tema-da-semana-nacional-de-transito-em-2024