Vez & Voz cria o Índice de Equidade do TRC

Medir para gerenciar, com esse objetivo é que foi criado o Índice de Equidade do TRC, para entender como está a participação das mulheres nas empresas de transporte rodoviário de cargas, e melhorar o cenário.

A metodologia para a criação do novo indicador foi apresentada em um encontro virtual da Comissão do Vez & Voz, pela economista do IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), Raquel Serini, que explicou que ele mensurado a partir de uma pesquisa.

“Nosso foco é entender, nos diferentes níveis, o espaço de atuação da mulher no setor. O questionário será respondido pelo departamento de RH das empresas. Algumas perguntas são quantitativas e outras objetivas. Muitas delas, são de percepção imediata, que vão avaliar se a empresa investe em programas de qualificação para mulheres ou possui políticas contra assédio, por exemplo”, disse Serini.

A coordenadora da comissão, Camila Florencio, contou que o Índice vem sendo planejado e construído desde o mês de abril, e foi elaborado a partir de um grupo de trabalho que teve a participação de várias empresas e entidades do TRC.

“Esse indicador foi bastante discutido ao longo do tempo, e feito para integrar novas vertentes com o passar dos anos. Ele avaliará as transportadoras, mas também estabelecerá um parâmetro para que possam melhorar. Vamos tirar uma foto para enxergarmos daqui algum tempo, a nossa evolução”, informou a coordenadora.

Uma inovação para este índice é que as empresas respondentes, receberão um relatório para que possam comparar seus resultados individuais ao setor e, assim, identificarem onde estão no caminho certo e onde precisam melhorar em seus processos e políticas de equidade.

Participe da pesquisa que medirá o Índice de Equidade do TRC.

3CR para resultados incríveis

Também na reunião, os participantes contaram com a palestra da master coach, Tatá (Thais) Zanin que criou uma metodologia para o desenvolvimento da inteligência emocional e auto-conhecimento, para a aplicação nos relacionamentos, e por consequências, nos negócios.

“O que você sabe, te trouxe até aqui. Mas precisará conhecer mais para ir além”, persuadiu Zanini. A coach falou sobre qual é a forma mais eficaz para extrair o melhor de si e dos outros. “Quando você entende suas vulnerabilidades, você consegue dar um significado diferente aos conflitos”.

Para ela, o segredo dos relacionamentos está em saber lidar com as próprias emoções. “O conceito é Construir e Conectar para Conquistar. Quando alinho as minhas emoções, eu tenho resultados externos”, aconselhou.

E concluiu citando o PHD em Negócios e Administração, Paulo Vieira: “o que você não tem é pelo que você não sabe. Porque se soubesse já teria”.

Siga a Tata Zanin no instagram: @tatazanin.

Fonte: SETCESP – https://setcesp.org.br/noticias/vez-voz-cria-o-indice-de-equidade-do-trc/