Vendas totais de pneus de carga caem 5,1%

  • Post category:Sem categoria

As vendas totais de pneus registraram uma leve alta de 3,7% em outubro ante setembro. É o que aponta levantamento setorial realizado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). O avanço registrado no décimo mês deste ano é reflexo direto da alta de 4,6% nas vendas para montadoras e de 3,4% para o mercado de reposição. Os dados fazem parte de estudo realizado mensalmente pela ANIP, representante da indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil.

Segundo a associação, a maior retração do mês ficou para o segmento de carga, com 5,1% de queda nas vendas totais e 8,4% de recuo nas vendas para o mercado de reposição. A queda em parte é atribuída à concorrência dos pneus importados, que tiveram alíquota de importação zerada pelo Governo Federal, em janeiro de 2021.

De acordo com o presidente executivo da ANIP, Klaus Curt Müller, essa leve alta não reflete o resultado geral do ano, que deve encerrar com crescimento próximo de zero. “A importação de pneus de carga continua afetando o resultado da indústria nacional. É uma competição desleal e que pode trazer mais impactos no ano que vem caso o governo não reveja a alíquota zero de imposto de importação”, diz.

O relatório da ANIP aponta que o setor teve um crescimento de apenas 0,3% no acumulado nas vendas totais quando comparado com o mesmo período de 2021. Essa pequena variação é justificada por conta das vendas totais para as montadoras, que seguem em trajetória de recuperação.

Fonte: Frota&cia – https://www.frotacia.com.br/vendas-totais-de-pneus-de-carga-caem-51/