Desde o lançamento do Free Flow, realizado em março de 2023, a tecnologia tem crescido em números. Um recente estudo da ConectCar juntou dados da CCR, concessionário administradora das rodovias, apontou que usuários pessoa jurídica, categoria que inclui caminhões e frotas, passaram duas vezes mais nos pórticos do Free Flow do que clientes pessoa física, que englobam motoristas de veículos de passeio.
O número de transações nos locais no período chegou a mais de quatro milhões até julho deste ano, o equivalente a um milhão de passagens mensais pelos pórticos. Além disso, entre janeiro e outubro deste ano, a ConectCar registrou um acréscimo de 9% no volume de pedidos de tags nas cidades do entorno dos pórticos, comparando com o mesmo período de 2022.
“O mercado de mobilidade como um todo está crescendo com a chegada do Free Flow, e isso evidencia como a Tag Free Flow é essencial para a democratização do segmento, pois contribui para mais praticidade no dia a dia das pessoas, especialmente dos motoristas que passam pelos pórticos do novo sistema de cobrança”, afirma o Diretor de Negócios e Produtos da ConectCar, Newton Ferrer.
O diretor também defende que a tecnologia é positiva para todos os lados da história. “É boa tanto para a população quanto para o ecossistema, pois reduz evasões ao mesmo tempo que facilita a vida dos usuários, por meio da fluidez, praticidade, segurança, vantagens e aceitação em outros pedágios e estacionamentos”, completa o executivo.
Novas instalações Free Flow
Atualmente, o novo sistema de pagamento automático de pedágio Free Flow funciona por meio de equipamentos de monitoramento instalados em três pórticos localizados no Estado do Rio de Janeiro nos km 414 (Itaguaí), km 447 (Mangaratiba) e km 538 (Paraty). Em dezembro deste ano, a Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) prevê a chegada de um novo pórtico do sistema Free Flow no trecho Antonio Prado, na ERS 122, no Rio Grande do Sul, e, para 2024, estão previstas outras cinco novas instalações da tecnologia na região.
Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/veiculos-comerciais-usaram-free-flow-duas-vezes-mais-do-que-carros/