Valor do diesel deverá subir R$ 0,10 por litro no dia 05/09

O dia 05 de setembro terá mais um aumento do valor do diesel, um dos três que serão executados até o início de 2024. Isso porque o Governo Federal voltará a cobrar impostos sobre o combustível.
A Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) e da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) esperam que o valor do diesel seja reajustado em R$ 0,10 por litro no dia 05/09, próxima terça-feira.

Os outros dois aumentos acontecem em outubro e em janeiro de 2024. Com isso, o diesel e biodiesel terão a volta da cobrança integral de impostos, que haviam sido isentos por uma medida do governo anterior, de Jair Bolsonaro, após os seguidos aumentos relacionados à Guerra da Ucrânia.

A redução valeria até março de 2023, mas foi estendida até dezembro pelo Governo do Presidente Lula.

A mudança ocorreu após a criação do programa de renovação de frota. Os recursos para o programa de aquisição de automóveis ônibus e caminhões com valores abaixo do preço de mercado vêm dos impostos sobre o diesel.

Fonte: Blog do Caminhoneiro – https://blogdocaminhoneiro.com/2023/08/valor-do-diesel-devera-subir-r-010-por-litro-no-dia-05-09/