Tatuzão da Linha 2-Verde do Metrô chega ao Brasil

A Comexport, grande empresa atuante no comércio internacional e marítimo, informou nesta quarta-feira, 10 de maio de 2023, que chegou em Santos a embarcação trazendo o Tunnel Bore Machine (TBM), chamado popularmente de tatuzão para ser empregado na construção da Linha 2-Verde do Metrô em São Paulo.

Construído pela China Railway Engineering Equipment Group (CREG), o equipamento com diâmetro de 11,66 metros e um peso total de 2.740 toneladas, este tatuzão é uma das maiores tuneladoras já fabricadas e será usada para escavar cerca de 7.500 metros de túnel a uma profundidade de até 41 metros na expansão da linha entre Vila Prudente e Penha, na Zona Leste.

A viagem do maquinário entre o Porto de Taicang na China até Santos durou pouco mais de um mês e faz parte de uma relação comercial entre a empresa e o Metrô, envolvendo o transporte de outras peças como fábrica de anéis, usinas de concreto, silos de armazenamento, moldes e correias transportadoras.

“A carga de quase 3 mil toneladas veio alocada em Break Bulk, uma forma de transporte especial para mercadorias de grandes dimensões, no navio Leopold Staff. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto importante para a cidade de São Paulo e para todo o país”, comenta Breno Oliveira, Diretor Comercial da COMEXPORT.

Nos próximos dias o tatuzão deve começar a ser transportado para a capital paulista, onde será montada para iniciar sua missão.

A Linha 2-Verde tem a previsão de entrega do trecho com oito estações atualmente em obras para 2026, permitindo a integração com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral na Penha, além de beneficiar bairros da região que ainda não contam com o metrô.

Fonte: Diário dos Trilhos – https://diariodostrilhos.com/2023/05/10/chegou-ao-brasil-novo-tatuzao-para-obras-da-linha-2-verde-do-metro/