Tarcísio quer cobrança automática e por km rodado em todos os pedágios de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Repúblicanos), disse nesta terça-feira (14), após a conclusão do leilão do trecho norte do Rodoanel, que a intenção é estender para todo o estado o modelo de pedágio “free flow” – em que a cobrança é automática e sem catraca – e também a cobrança proporcional aos quilômetros rodados pelo motorista.

As duas modelagens já estão previstas para todos os postos de pedágio que existirão no trecho norte do Rodoanel, que terá a conclusão das obras e sua administração, agora, assumida pelo fundo de investimentos Via Appia, vencedor do leilão que aconteceu nesta tarde na sede da B3, em São Paulo.

Tarcísio participou do evento junto a seus secretários. Foi o primeiro de uma série de leilões, privatizações, parcerias e concessões previstos pelo ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro para o estado de São Paulo.

De acordo com ele, a lista de concessões e privatizações já desenhada tem potencial para atrair mais de R$ 130 bilhões em investimentos para o estado.

“Já podemos dizer que agora temos um cronograma [para a conclusão do Rodoanel Norte], que até o segundo semestre de 2026 deve estar pronto e funcionando”, disse o governador.

“E ele vem com novidade: o ‘free flow’ e o pagamento por quilômetro rodado. É algo que vamos implantar em todo o estado; vamos substituir todas as praças de pedágio em todo o estado de São Paulo.”

Tanto o free flow quanto a cobrança do pedágio proporcional ao quanto o motorista rodar são possíveis por meio de sensores e câmeras que reconhecem, por exemplo, a placa do veículo, ou por tags de cobranças automática, como o Sem Parar.

O sistema “free flow”, ou “tráfego livre”, em inglês, usado em diversos lugares do mundo, dispensa a estrutura das praças de pedágio e desafoga o trânsito das rodovias.

R$ 130 bi em investimentos

A abertura do processo de privatização da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) deve “acontecer em breve”, de acordo com Tarcísio, e é uma das primeiras da lista de concessões do governo paulista. Os estudos para a privatização da Sabesp também já devem ser iniciados.

A construção de um túnel ligando Santos e Guarujá, a linha 17 e outras linhas ainda no papel do Metrô e novas concessões rodoviárias foram outros projetos citados pelo governador.

Ele também falou da possibilidade de fazer Parcerias Público Privadas (PPPs) na construção e gestão de escolas, além da exploração junto à iniciativa privada de terrenos ociosos que pertencem ao governo do estado.

“Temos 807 mil metros quadrados em terrenos, sendo que o governo ocupa e tem demanda para cerca de 300 mil metros quadrados. Olha o quanto podemos economizar e ganhar de dinheiro”, disse.

“Criamos o Programa Paulista de Parceria de Investimentos, fizemos a primeiro reunião do conselho e qualificamos uma série de projetos que, no final, vão representar mais de R$ 130 bilhões de investimentos ao longo de anos”, acrescentou.

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/economia/tarcisio-quer-cobranca-automatica-e-por-km-rodado-em-todos-os-pedagios-de-sp/