Tarcísio anuncia presidente da Petrobras para secretaria em São Paulo

  • Post category:Sem categoria

O presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, foi anunciado nesta terça-feira, 6, como futuro secretário de Gestão e Governo Digital de São Paulo. Além dele, o atual secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Pedreira do Couto Ferraz, assumirá a Secretaria de Assuntos Internacionais no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Após sondar Paulo Guedes para a Secretaria da Fazenda – e receber a sinalização de que o convite não seria aceito –, Tarcísio escolheu dois nomes ligados ao atual ministro da Economia para compor o primeiro escalão paulista. Guilherme Afif Domingos, que também trabalhou com Guedes no governo federal e é coordenador da transição, foi o responsável pela divulgação dos nomes.

O governador eleito estava em Brasília. Em uma rede social, apresentou os novos integrantes do secretariado, que conta ainda com Laís Vita à frente da pasta da Comunicação. “Vamos em frente, mostrar que São Paulo pode ir ainda mais longe”, escreveu Tarcísio, no Twitter.

Afif elogiou a decisão do governador eleito e destacou a experiência de Paes de Andrade, que também foi secretário especial de Desburocratização de Guedes e presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). “O Brasil hoje ocupa a segunda posição em termos de governabilidade digital. Isso se deve ao trabalho dessa equipe a que o Caio pertenceu. A incumbência é fazer a mesma revolução digital em São Paulo”, disse Afif. “Foi essa parte do currículo que o fez ser escolhido pelo governador Tarcísio.”

Colaboração
Paes de Andrade foi o quarto indicado pelo governo Jair Bolsonaro para presidir a Petrobras. Ele assumiu a companhia em junho deste ano com o objetivo de segurar os preços dos combustíveis. O executivo teve a nomeação questionada na Justiça por não ter experiência prévia no setor de óleo e gás. Paes de Andrade tem formação em Comunicação Social pela Universidade Paulista e cursou pós-graduação em Gestão na Harvard University, além de mestrado em Administração de Empresas na Duke University.

Em nota, a Petrobras afirma que Paes de Andrade não participará da transição de governo. “Como presidente da Petrobras, continuará dando exclusiva atenção à passagem de comando que ocorrerá na companhia, colaborando em conjunto com os demais diretores executivos para uma transição profissional, transparente e aderente às boas regras de governança”, diz o texto.

Influência
Já Ferraz, que também vem do time de Guedes, é mestre em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e doutor em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

A chegada de Ferraz e Paes de Andrade confirma a influência de nomes vinculados a Guedes no secretariado paulista. Além deles, o economista Samuel Kinoshita e Afif, que foram seus assessores, também devem assumir cargos.

Além disso, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em São Paulo, coronel Sérgio Codelo, vai assumir o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à futura supersecretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes. A escolha efetiva a tentativa de desalojar o grupo político ligado ao vereador Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal, das pastas vinculadas ao setor.

Ao todo, dez secretários foram anunciados. Entre eles estão o deputado federal bolsonarista Guilherme Derrite (PL), confirmado na Segurança Pública, e o ex-prefeito e presidente do PSD, Gilberto Kassab, na Secretaria de Governo.

Veja os demais indicados para as pastas:
Educação: O escolhido para chefiar a pasta foi Renato Feder, paulistano que deixará o posto de secretário de Educação do Paraná para assumir a função no Estado natal. Feder é graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Economia pela USP.

Saúde: O futuro secretário de Saúde de São Paulo será o médico Eleuses Paiva. Ele foi presidente da Associação Médica Brasileira por dois mandatos, de 1999 a 2005. Ex-vice-prefeito de São José do Rio Preto (SP), é um dos nomes indicados pelo grupo político de Gilberto Kassab (PSD). Paiva foi da ampliação do acesso à vacina anticovid ao longo da pandemia para controlar a disseminação do vírus.

Casa Civil: O novo chefe da Casa Civil será o advogado Arthur Lima, que compõe o quadro de secretários indicados pelo próprio governador eleito e é considerado um nome técnico, que não tem filiação partidária. Lima chegou a ocupar o cargo de diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (atual Infra S.A.) e foi diretor-executivo do Fundo de Saúde da Secretaria de Saúde do governo do Distrito Federal.

Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes: O nome escolhido por Tarcísio para chefiar a secretaria análoga ao ministério que ele comandou na gestão Bolsonaro é Natalia Resende. Ela vai comandar uma “supersecretaria”, que incorpora a de Infraestrutura e Meio Ambiente com a de Logística e Transportes. Graduada em direito e engenharia civil, ela é procuradora federal e foi consultora jurídica no ministério da Infraestrutura.

Governo: O novo secretário de Governo da nova gestão será o presidente do PSD Gilberto Kassab. O anúncio oficial ainda não foi feito pelo novo governo, mas Tarcísio de Freitas confirmou a informação ao ser questionado por jornalistas ao chegar a evento organizado pelo Esfera Brasil, em hotel no Guarujá.

Segurança Pública: Indicado pelo clã Bolsonaro, Guilherme Derrite é oficial da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e comandou a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) de 2010 a 2013. O deputado é afinado com a ala mais ideológica do bolsonarismo e já se manifestou contra o uso de câmeras nos uniformes dos policiais.

Turismo: Roberto Lucena, que é pastor evangélico e está no terceiro mandato como deputado federal, será o novo secretário do Turismo. Lucena chefiou a pasta em São Paulo em 2015 e 2016 no governo Geraldo Alckmin e vice-presidente da Comissão do Turismo da Câmara dos Deputados.

Fonte: Estadão – https://www.estadao.com.br/politica/tarcisio-anuncia-presidente-da-petrobras-para-secretaria-de-gestao-e-governo-digital-em-sao-paulo/