Tadano lança novo RT na classe de 16 T

Com foco inicial no mercado japonês, a Tadano acaba de lançar a 5ª geração do guindaste “mini roughter” GR-160N, com capacidade para 16 t. Ele está incluído na série Crevo (derivado das palavras guindaste e evolução) com capacidades de 13 a 100 t. O GR-160N tem de 28 m e um jib ajustável de 4,5 ou 6,9 m também está instalado, permitindo uma altura de trabalho de até 35,8 m. O peso total do guindaste, de dois eixos, com motor Cummins QSB6.7 (179 kW), é de 19.795 t.

Dentre as suas funcionalidades, destaca-se o sistema de aceleração automática, para redução de consumo, que controla a velocidade do motor de acordo com a demanda e desengata a tomada de força da bomba hidráulica após o guindaste não ter sido operado por um certo tempo. Para melhorar a visibilidade do operador, o mini roughter conta com nada menos que cinco câmeras e com um dispositivo para alertar o motorista sobre a presença de pessoas nas proximidades do guindaste.

Informações operacionais, configurações e outras funções são exibidas e feitas por meio de uma nova tela sensível ao toque LCD colorida de 12,1 polegadas (307 mm). Há também um controle de rádio separado para a configuração do guindaste e que possui uma tela de exibição de 2,7 polegadas (70 mm). Ele pode ser usado para os estabilizadores, para guardar a lança e para estender e retrair o jib. Para atender à digitalização dos canteiros de obras, o fabricante oferece Lift API, Modelos BIM, telemática Hello-Net e um aplicativo Hello-Data Link.

Fonte: Crane Brasil – https://cranebrasil.com.br/tadano-lanca-novo-rt-na-classe-de-16-t/