No momento você está vendo SINDIPESA visita SPMAR e trata de assuntos pertinentes ao setor de transporte de carga
DCIM100MEDIADJI_0367.JPG

Na semana passada, o vice-presidente executivo do SINDIPESA, Dasio de Souza e Silva Jr., e a diretora executiva, Cinthia Ambra, fizeram uma visita à sede da concessionária SPMAR e foram recebidos pelo seu diretor executivo, Marcelo Afonseca.

A Concessionária SPMAR atua na administração dos Trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas e, com isso, é responsável pela gestão de 76% do Rodoanel Metropolitano de São Paulo em operação. Atualmente, tem como maior desafio proporcionar aos usuários do Rodoanel os mais altos padrões de qualidade viária e que, ao mesmo tempo, contribuam para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Durante o encontro, foram debatidos temas pertinentes ao setor de transporte de cargas pesadas e excepcionais, como por exemplo, os roubos e furtos. De acordo com a SPMAR, esse é um desafio de segurança pública que o Governo do Estado de São Paulo, através da Polícia Milita Rodoviária, tem tratado com seriedade.

“No que diz respeito aos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, precisamos enfatizar que temos uma rodovia com características únicas, onde as praças de pedágio ficam localizadas nas saídas dos trechos, ou seja, nenhum veículo sai da rodovia sem ter sua imagem registrada por câmeras de segurança, inclusive, recentemente adquirimos equipamentos mais modernos de última geração para o CCO – Centro de Controle Operacional, para que a equipe especializada no monitoramento da rodovia possa usufruir do que há de melhor em tecnologia”, relatou Afonseca.

O executivo afirmou que no trecho sob concessão da SPMAR, a Polícia Militar Rodoviária firmou uma parceria em que atua junto com a concessionária na busca por soluções cada vez mais eficazes de segurança. Um dos avanços está no próprio monitoramento da rodovia: hoje há um policial alojado no CCO, 24 horas, com acesso em tempo real às câmeras, o que permite a integração das imagens da concessionária com as informações de investigações da polícia.

“Todo esse trabalho em conjunto tem como foco aproveitar as características da rodovia de ser cercada e garantir que os motoristas trafeguem com segurança e tenham locais seguros para estacionar, reduzindo o risco de incidentes. E os primeiros números de redução de ocorrências já mostram que estamos no caminho certo”, comemora Afonseca. E complementa: “nossa meta é criar um ambiente de transporte mais seguro para todos, e estamos confiantes de que as ações em conjunto com o Governo de São Paulo, através da PMRv, trarão resultados ainda mais positivos no curto e médio prazo”.

O Projeto Rodoanel Mais Seguro, do Governo do Estado de São Paulo, foi outro tema abordado durante o encontro. O SINDIPESA questionou quando a iluminação de toda a SP-021 será implementada nos trechos Sul e Leste e ouviu do presidente que o projeto está em uma fase avançada para aprovação da ARTESP. Além do projeto Rodoanel Mais Seguro, a SPMAR está implementando outros recursos de segurança, como sistemas avançados de monitoramento e aumento das patrulhas em colaboração com as forças de segurança.

“Nosso compromisso é garantir que todos os usuários do Rodoanel tenham uma passagem segura e tranquila pelos trechos Sul e Leste, e as ações já em andamento demonstram a seriedade com que tratamos este tema”, enfatiza Afonseca.

De acordo com Afonseca, o Rodoanel, diferente de outras rodovias, foi pensado para a circulação de veículos pesados. Por isso, há tantos investimos em soluções que possam preservar o entorno da rodovia em qualquer circunstância. “Eu destacaria o nosso pioneirismo na implantação do sDLP, um sistema de drenagem de líquido perigoso com contenção automático de comportas que em caso de derramamento de cargas podem ser acionadas diretamente do centro de Controle Operacional, preservando o impacto ambiental e dando segurança para o transportador de cargas”, finaliza Afonseca.

O SINDIPESA está à disposição da concessionária e dos órgãos públicos para trazer cada vez mais segurança e conforto àqueles que utilizam, diariamente, o Rodoanel de São Paulo.