No momento, você está visualizando SINDIPESA se encontra com Geraldo Alckmin e discute a isenção de imposto para importação de peças para guindastes

SINDIPESA se encontra com Geraldo Alckmin e discute a isenção de imposto para importação de peças para guindastes

  • Categoria do post:Economia

O presidente do SINDIPESA, Júlio Eduardo Simões, participou, nesta segunda-feira (31), de uma reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, para tratar de pautas estratégicas para o setor de transporte e movimentação de cargas pesadas e excepcionais.

Durante o encontro, realizado na sede do MDIC, em Brasília, Simões solicitou a isenção de imposto para as peças de guindastes e componentes eletrônicos sem fabricação nacional. A medida visa reduzir custos operacionais, ampliar a competitividade das empresas do setor e corrigir uma assimetria tributária, já que os guindastes completos, por não terem produção nacional, são atualmente isentos de imposto, mas suas peças de reposição não.

“A reunião foi muito positiva. O ministro demonstrou abertura para analisar a solicitação, e o SINDIPESA seguirá trabalhando nos próximos meses para formalizar o pleito, com apoio da CNT e da FuMTran”, afirmou Júlio Simões.

Segundo ele, a medida tem potencial para gerar impactos diretos na eficiência do setor. “Ao permitir a importação de peças com alíquota reduzida, conseguimos reduzir o tempo e o custo das manutenções, o que reflete em mais agilidade e qualidade na prestação dos nossos serviços”, completou.

Além do presidente do SINDIPESA, também estavam presentes o presidente da CNT, Vander Costa, o diretor de Relações Institucionais, Valter Souza; a gerente Governamental, Danielle Bernardes; a gerente do Poder Legislativo, Andrea Cavalcanti; e o presidente da FuMTran (Fundação Memória do Transporte), Antônio Luiz Leite. Pelo Ministério, estiveram presentes, além do vice-presidente da república, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, e a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres.

Fonte: SINDIPESA / Foto: Divulgação/SINDIPESA