Na semana passada, o SINDIPESA promoveu a primeira reunião do grupo de Segurança (SSMA) com as associadas, que contou com a participação de Gustavo Cassiolato, engenheiro de segurança e diretor técnico da Rigging Brasil. A ideia deste encontro é promover a troca de informações para promover a elevação da cultura de segurança operacional.
“Nosso trabalho será realizado por meio de uma autoavaliação das organizações quanto aos atendimentos dos requisitos normativos para garantir a segurança do trabalho, onde a NR 11 – norma regulamentadora quanto à movimentação de carga está em processo de revisão e será publicada em breve. Os associados poderão se antecipar e avaliar seus processos, garantindo a conformidade antes mesmo da publicação da revisão”, afirma Gustavo.
A partir desse autodiagnóstico, as empresas poderão avaliar o status e as necessidades de implementação de medidas para poder promover a adequação de seus processos, para o qual a Rigging Brasil irá contribuir com a estruturação de um plano de ação.
Serão avaliados no autodiagnóstico:
- Procedimentos internos adotados pelas empresas
- Treinamentos aplicados aos colaboradores
- Formulários de controle operacional (Check list visita, pré-operacional, equipamentos etc.)
- Avaliação das inspeções dos materiais de içamento
- Documentações enviadas referentes aos equipamentos
- Conformidade para a adequação da nova NR 11 (previsão dezembro 2024)
Por meio de encontros mensais, os associados poderão esclarecer dúvidas, trocar boas práticas operacionais e contribuir com o grupo. Além disso, durante as reuniões serão apresentados os cursos/treinamentos em EAD oferecidos em parceria com o SINDIPESA para capacitação dos profissionais das empresas.