Na última quinta-feira (21), o SINDIPESA promoveu o 4° Workshop de Segurança nas Operações de Içamento de Cargas, um evento essencial para o setor, que contou com o apoio da ABEEólica, ABTLP, NTC&Logística, SETCESP e Sobratema.
O encontro virtual reuniu profissionais e especialistas renomados para discutir as práticas e tecnologias mais seguras e eficientes na movimentação de cargas, com foco na proteção dos trabalhadores e na excelência operacional.
Cinthia Ambra, diretora executiva do SINDIPESA, deu início aos trabalhos, agradecendo a presença e participação de todos. Em seguida, o presidente da entidade, Julio Eduardo Simões, deixou sua mensagem. “O SINDIPESA fomenta e incentiva todas as ações que visam melhorar a segurança das operações de içamento. É dever de todos zelar pela segurança dos profissionais envolvidos nas operações, mitigando os riscos e oferecendo ferramentas compatíveis para todas as funções. Este workshop é uma ocasião única para aprofundar conhecimentos, trocar experiências e, sobretudo, reforçar nosso compromisso com práticas seguras”.
A novidade do workshop deste ano ficou por conta da palestra do fabricante de cabos, Bridon Bekaert, que ao lado dos fabricantes de equipamentos, Liebherr, Sany e Tadano, trouxe uma série de informações e sistemas relevantes para a seguranças das operações.
A primeira apresentação foi do engenheiro de segurança Gustavo Cassiolato, da Rigging Brasil | Escola da Movimentação, com o tema “Segurança como valor”. De acordo com o profissional, segurança não é opção, não é prioridade, mas sim essencial. Ou seja, a segurança é essencial, pois é responsável pela manutenção das vidas e integridade dos profissionais. Por isso, conhecer e analisar os riscos e compartilhar responsabilidades é dever de todos que dividem o local de trabalho.
Em seguida, foi a vez de Felipe Sousa, da Bridon Bekaert, falar sobre “Novas Tecnologias para Inspeção em Cabos de Aço”. O executivo compartilhou seu conhecimento sobre os métodos de inspeção e critérios para avaliação da segurança e descarte dos cabos, que são itens essenciais nas operações de movimentação de cargas. Além disso, apresentou o Vision Tek, uma tecnologia de medição óptica 3D usada pela empresa que compara o desempenho em tempo real com os requisitos dos parâmetros críticos da corda.
Carlos Chagas, da Sany Brasil, enviou um vídeo com sua apresentação sobre “Sistemas de Segurança na Operação”, onde mostrou os sistemas de segurança dos guindastes que auxiliam as operações, tornando-as mais seguras para todos que estão envolvidos na atividade. Essas ferramentas permitem a antecipação de possíveis falhas e são uma demonstração da tecnologia em prol da segurança, auxiliando e agregando no trabalho dos operadores.
Com o tema “Inspeções Rotineiras Obrigatórias para a Segurança nas Operações”, Alexandre Mariano representou a Liebherr Brasil no 4° Workshop SINDIPESA – Segurança nas Operações de Içamento de Cargas. Ele expos aos participantes os sistemas de suporte e proteção aos motoristas e operadores de guindastes, que podem diminuir e mitigar os riscos de acidentes, garantindo mais segurança às operações e salvando vidas.
A última palestra foi da Tadano, que apresentou dois temas relevantes: “Ajuste de Elevação ou lift adjuster” e “sistema assimétrico”. No final de sua apresentação, um vídeo sobre a tecnologia E-volt (guindaste com tecnologia totalmente elétrico) foi transmitido aos presentes.
Para finalizar o evento, o SINDIPESA realizou um sorteio de sete kits de brindes (sendo 2 Bekaert e cinco Liebherr), três cursos de Segurança na Movimentação de Cargas (Rigging|Escola da Movimentação) e quatro miniaturas de guindastes (sendo uma Liebherr, uma Sany e duas Tadano).
Clique aqui para ver o Workshop na íntegra.