No momento você está vendo SINDIPESA compartilha histórias inspiradoras no Dia Internacional da Mulher

SINDIPESA compartilha histórias inspiradoras no Dia Internacional da Mulher

Neste dia 8 de março, em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, o SINDIPESA traz uma reportagem especial sobre o papel das mulheres no setor de transporte e movimentação de cargas pesadas e excepcionais e dá luz a importantes discussões sobre a necessidade e relevância de ter a mulher em pé de igualdade com os homens, em qualquer que seja a área de atuação.

Em novembro de 2021, o sindicato firmou uma parceria com o SETCESP para apoiar e divulgar o Movimento Vez & Voz – Mulheres no TRC, um movimento criado com o intuito de valorizar as mulheres que atuam no setor de transporte rodoviário de cargas (TRC) e fomentar o crescimento profissional da figura feminina dentro do segmento, e atrair novos talentos.

Cinthia Ambra Lizot, Diretora Executiva do SINDIPESA, destaca que “o Movimento Vez & Voz além de valorizar a mulher do setor de transporte, cria uma rede de apoio e um ambiente propício para discussão de outros assuntos que permeiam o universo feminino, tais como, violência contra a mulher, assédio no ambiente de trabalho, saúde, beleza etc., fortalecendo a representatividade da mulher nas atividades econômicas.”

Para compor essa matéria, o SINDIPESA contou com a participação de diversas profissionais que compõem os quadros de suas associadas e que vêm se destacando em suas respectivas empresas e funções. São histórias de luta e sucesso, mas, acima de tudo, de superação.

Débora Lopes, Gerente Executiva Comercial da Locar Guindaste e Transporte Intermodais, é formada em Administração de Empresa com ênfase em Comércio Exterior e MBA em Gestão de Negócios. Começou sua trajetória profissional aos 14 anos e há 22 anos atua no setor maquinário. “Consegui uma oportunidade de trabalho na área da manutenção da Daewoo. Foi nesse exato momento que tive a certeza de que queria trabalhar com máquinas. Esse setor me pulsava, pois era uma área dominada por homens e mulheres não tinham nenhum espaço”, afirma Débora.

Há 12 anos na Locar, onde gerencia uma equipe de vendas e pós-venda nos segmentos de plataformas áreas e guindastes, a executiva comemora tudo o que conquistou até aqui e reflete sobre o atual momento das mulheres neste setor dominado por homens. “Antigamente, você precisava a todo momento mostrar que era capaz de fazer parte desse setor e da função de gestão. Agora, com esse crescimento forte de mulheres na alta gestão, eu sinto que os homens estão mais abertos para essa aceitação, mesmo que seja ainda bem tímida essa abertura”, comenta Débora. “Para mim, o grande desafio ainda é acabar com a desigualdade salarial, já que estatisticamente as mulheres, mesmo sendo mais qualificadas do que os homens, acabam ganhando menos”.

Débora deixa um recado para mulheres que desejam ingressar neste mercado: “você pode tudo, desde que foque nos seus objetivos e se qualifique. Nunca desista na primeira derrota; se levante e continue”. E finaliza: “Tem uma frase de Rocky Balboa que levo sempre comigo: não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha”.

O exemplo e incentivo da figura materna aparece em muitos relatos de mulheres bem-sucedidas. Como é o caso de Rossana Coelho Chiaramonte, Analista de Segurança e Meio Ambiente do Grupo Darcy Pacheco, que é Gestora Ambiental e Mestra em Gerenciamento de Resíduos. Ela conta que sua mãe sempre a incentivou a estudar para não precisar depender de ninguém. “Trabalhar em uma empresa predominantemente masculina não é nada fácil, mas nos ensina a sermos fortes, guerreiras e mostrar que não é o gênero que te faz um bom profissional”, lembra Rossana.

De acordo com a profissional, o Grupo Darcy Pacheco incentiva muito as mulheres a trabalharem e interagirem nesse universo e a se destacarem dentro da sua área de atuação. “É uma satisfação poder fazer parte desse time de peso”. E conclui: “o dia 8 de março é uma data muito emblemática. Acredito que toda mulher precisa escrever uma linda história, sendo ela profissional, social, dona de casa e/ou mãe, ela deve ser respeitada no propósito que escolheu para sua trajetória”.

As mulheres que hoje ocupam cargos de alta gestão tiveram que percorrer um longo caminho até chegar nesta posição. E, muitas vezes, contaram com o apoio de empresas que acreditaram em seu potencial. Fernanda Aime ingressou na Guindastes Tatuapé em 2015 sem experiência e hoje atua na área de RH após ter se formado em Gestão de Recursos Humanos e estar cursando Psicologia. “Os gerentes e diretores acompanham o trabalho de perto e garantem que sempre haja respeito e segurança para todas as mulheres que trabalham em nosso escritório.  Atos de desrespeito, assédio sexual, abuso de autoridade são totalmente inaceitáveis e passíveis de punição e demissão por justa causa”, ressalta Fernanda.

“Seja persistente, estude, trabalhe, se torne independente, empoderada e lembre-se que a motivação é o que te faz iniciar. Não desista, a força de vontade te fará alcançar os seus sonhos e objetivos”,  pondera a jovem profissional, lembrando da importância de denunciar qualquer ato de abuso e violência, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Também da Locar Guindastes e Transporte Intermodal, Claudia Antonio, Gerente Financeira, iniciou sua trajetória na empresa em 1995 como auxiliar de escritório e foi constantemente atrás de conhecimento e profissionalização. Com muito foco e dedicação, não se deu por satisfeita até conquistar um cargo de gestão. “Apesar dos cursos, faculdade e MBA o meu melhor aprendizado foi no dia a dia, encarando os desafios do nosso segmento/mercado, me reinventando após cada mudança interna ou externa. Sempre procurei aproveitar todas as oportunidades e levar como um aprendizado, como algo de positivo para a vida”.

Sobre atuar em um ambiente de maioria masculina, Claudia afirma que a empresa trabalha firme para fazer captações de mulheres em todas as áreas, inclusive na operacional. “Os diretos e oportunidades são iguais. Temos várias áreas lideradas por mulheres e seguimos buscando a igualdade de gênero”. Para quem está começando nesta jornada, a executiva deixa seu recado: “não desista até se orgulhar de você. Quem determina o seu limite é você mesma. Foco e determinação, sempre”.

O SINDIPESA apoia a valorização da mulher e incentiva a sua participação no mercado de trabalho. orgulhando-se, especialmente, de todas aquelas que fazem parte do setor de transporte e movimentação de cargas pesadas e excepcionais, ainda predominantemente masculino.

Prestamos aqui nossa homenagem às mulheres, por toda dedicação, competência, força e resiliência. São anos de lutas e conquistas que devem ser celebradas, enaltecidas e constantemente lembradas.

Fonte: Karen Feldman Cohen, assessora de comunicçaão do SINDIPESA