SINDIPESA alerta ABEEólica sobre transportes irregulares

Após reunião com as associadas que efetuam o transporte de cargas superdimensionadas, na manhã de ontem, o SINDIPESA enviou a Carta Sindipesa 73/2021, à ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA EÓLICA – ABEEólica alertando-a para que oriente suas empresas associadas sobre a necessidade do cumprimento das normas e legislações pelas transportadoras contratadas, uma vez que o SINDIPESA tomou conhecimento que algumas transportadoras do segmento têm apresentando propostas comerciais com valores mais vantajosos às empresas contratantes, pois consideram em suas propostas a utilização de equipamentos de transporte (pranchas de 6 ou 7 eixos) que podem não atender à regulamentação no que diz respeito à distribuição do peso por eixo.

O SINDIPESA reforçou que o não atendimento às legislações, especialmente no que diz respeito à distribuição do peso por eixo, além de ser uma prática anticoncorrencial, antiética e ilegal, pode resultar em: (i) retenção da carga; (ii) penalidades; (iii)  necessidade de transbordo para o equipamento adequado; (iv) possíveis danos a pontes e viadutos;  e (v) interdição de rodovias devido ao esforços não previstos nas estruturas pela não distribuição adequada do peso.

Cumprindo o seu papel e em defesa e coordenação dos interesses econômicos e profissionais de sua categoria, o SINDIPESA finalizou a carta informando que acionará as autoridades de trânsito e de polícia competentes para que fiscalizem tais transportes e realizem a pesagem das cargas.

Destacamos que nos próximos dias o SINDIPESA lançará um canal de denúncias para receber informações sobre transportes irregulares e atuar junto aos órgãos competentes. Fiquem ligados!