Setor de transportes protesta contra taxação de pneus em reunião com Alckmin

Representantes do setor de transportes se reuniram nesta última semana com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para protestar e conversar sobre as medidas antidumping para pnneus importados.

Participaram do encontro, em Brasília, dia 10 último, representantes da XBRI Pneus e da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Cargas (ASBRAT), além de líderes de transportadoras e caminhoneiros autônomos.

Aumento de tributos
O objetivo principal da reunião foi alinhar e defender os interesses compartilhados das empresas, entidades e profissionais do setor de transporte.

“Nosso pleito é claro e urgente: não podemos permitir o aumento de tributos sobre os pneus, que são o segundo maior custo do transporte brasileiro, perdendo apenas para o óleo diesel. Uma taxação maior afetaria profundamente o setor de transporte rodoviário, impactando diretamente no seu custo, na tabela de frete e gerando consequente pressão inflacionária em todos os produtos transportados”, ressalta Samer Nasser, diretor de Marketing da XBRI PNEUS, marca brasileira de pneus.

Além disso, segundo o executivo, a extensão do escopo de medidas antidumping para rodas, pneus e válvulas resultaria em aumento de 15% no custo dos implementos rodoviários. Causaria, também, insegurança jurídica, com possíveis multas retroativas, penalizando os fabricantes de implementos. “É essencial que o governo ouça e atenda ao pedido do setor para impulsionar a competitividade e promover o desenvolvimento econômico do Brasil, que tem o segundo maior mercado de pneus de carga do mundo”.

Políticas públicas para o Transporte Rodoviário
No encontro, os participantes também reforçaram a importância do envolvimento do Governo Federal na formulação de políticas públicas que atendam às necessidades e demandas dos diversos segmentos do transporte rodoviário. A parceria entre o poder público e a iniciativa privada mostra-se essencial para superar os desafios e possibilitar o aproveitamento das oportunidades de crescimento que se apresentam.

“Demos um passo significativo na busca por soluções conjuntas e efetivas para os desafios que estamos enfrentando, mas ainda há muito o que avançar. Com a união de esforços e o comprometimento de todas as partes envolvidas, é possível construir um futuro mais promissor e economicamente sustentável”, conclui Samer Nasser.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/setor-de-transportes-protesta-contra-taxacao-de-pneus-em-reuniao-com-alckmin/