SEST SENAT participa do Prêmio Sustentabilidade do Setcesp

A 8ª edição do Prêmio Sustentabilidade, uma iniciativa do Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) em parceria com a revista Transporte Moderno, premiou inciativas inovadoras de empresas do transporte rodoviário de carga nessa terça (18) no Palácio dos Transportes, em São Paulo (SP). O Sistema CNT foi um dos apoiadores centrais do evento neste ano, junto com a Raízen, Scania e Mercedes-Benz.

Na cerimônia, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, abriu a apresentação da categoria Responsabilidade Social e destacou a importância do tema sustentabilidade para o setor de transporte. “O termo sustentabilidade precisa ser trabalhado de forma ampla e abarcar várias ações. Ele está diretamente ligado à nossa capacidade de entregar para as próximas gerações um mundo mais equilibrado em termos ambientais e sociais”, afirmou ela parabenizando a iniciativa do Setcesp em premiar ações de sustentabilidade desenvolvidas dentro das empresas de transporte.

Nicole Goulart também ressaltou a importância do trabalho em conjunto entre empresas, sindicatos, federações e o Sistema CNT, composto pela Confederação Nacional do Transporte, o SEST SENAT e o ITL. ” Precisamos olhar para o setor como um ecossistema no qual cada ator tem seu papel e trabalha de forma conjunta na busca do desenvolvimento.”

Adriano Depentor, presidente do Conselho Superior e de Administração, destacou em sua fala de abertura que a sustentabilidade não é mais um “tema da moda”. “Ela é algo urgente e necessário. Não tem como fugir. Por isso, para nós, é um orgulho muito grande poder realizar essa premiação.”

Promovido desde 2014, o Prêmio de Sustentabilidade avalia os projetos que aplicam um conjunto de medidas visando uma gestão mais eficiente e que reduza o impacto do transporte rodoviário de cargas à sociedade, ao meio ambiente e promovem maior segurança no trânsito e no dia a dia das operações das transportadoras.

“Nós queremos, com essa premiação, valorizar o TRC e mostrar para toda a sociedade como temos empresas sérias atuando no setor e como elas fazem a diferença no país”, afirmou a presidente executiva do Setcesp, Ana Carolina Jarrouge.

Os vencedores do 8º Prêmio Sustentabilidade neste ano foram:

Categoria – Responsabilidade Social: Speed Work – TRC sem racismo

Categoria – Responsabilidade Ambiental: Coopercarga – Coopercarga Verde

Categoria – Gestão Econômica e Sustentável: Trans Kothe – Placa Polimérica

Categoria – Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho: Patrus Transportes – A regra é clara

Em 2022, o corpo de jurados foi formado por Aline Oliveira, líder de Mensuração e Avaliação de Impacto da SEALL; Antonio Tadeu Prestes de Oliveira, superintendente de Infraestrutura Técnica e Estratégias Operacionais da CET/SP; Humberto Maciel, professor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa na Anhembi Morumbi; Marcus Nakagawa, professor de Sustentabilidade e ESG da ESPM; e Marcos Penido, secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Veja aqui como foi a entrega do Prêmio.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/sest-senat-participa-do-prmio-sustentabilidade-do-setcesp