SEST SENAT inaugura primeira unidade em Diamantino (MT)

Na manhã desse sábado (9), o SEST SENAT inaugurou a unidade operacional de Diamantino (MT). Com capacidade para realizar cerca de 54 mil atendimentos e mais de 34 mil treinamentos presenciais, o local foi projetado a partir dos princípios de sustentabilidade. A estrutura utiliza placas fotovoltaicas e permite o reúso de água pluvial. Essa é mais uma das ações que demonstram o compromisso do SEST SENAT com as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução).

Durante a solenidade, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, reforçou a missão do SEST SENAT, que é oferecer serviços de saúde, qualidade de vida, lazer e qualificação profissional aos profissionais do transporte, aos seus familiares e à comunidade local. “O SEST SENAT entrega a Diamantino, em um período curto de um ano, uma unidade operacional com a finalidade de promover a qualificação dos transportadores e contribuir para o desenvolvimento não apenas do nosso setor, mas também de toda a população mato-grossense”, destacou.

Em seu discurso, Vander Costa fez questão de reforçar a importância das mulheres para o setor de transporte, destacando o trabalho desenvolvido pela diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, e por Neila Goutard, que assume como diretora da unidade operacional de Diamantino (MT). “Hoje, contamos com cerca de 60% de mulheres no quadro funcional do SEST SENAT. No Sistema Transporte, acreditamos que, quando retiramos as barreiras, elas naturalmente alcançam cargos de destaque. Por isso, estamos incentivando que essa seja uma prática cada vez mais adotada por todas as empresas do setor transportador”, concluiu.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes prestigiou a solenidade. Em sua fala, ele relembrou a infância em Diamantino (MT) e destacou a importância da unidade do SEST SENAT para os trabalhadores do transporte que passam pela região. “Temos aqui um entroncamento e, portanto, há a presença de tantas transportadoras na cidade. A partir desse pensamento, o SEST SENAT fez estudos de viabilidade para fundamentar a ideia de construção dessa unidade. Desde então, ela foi tomando corpo, assim como outros projetos”, destacou.

Para o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de Mato Grosso, João Resende Filho, com a entrega de mais uma unidade operacional no estado, o SEST SENAT intensifica a sua contribuição para o aumento da produtividade das empresas de transporte da região e, consequentemente, para a competitividade de todo o setor no Brasil. “Essa é a terceira unidade do SEST SENAT em Mato Grosso. Diariamente, passam pelas nossas estradas milhares de caminhoneiros transportando grãos, como soja, milho e algodão, produzidos pelo agronegócio da região. Agora, os transportadores podem contar com mais essa estrutura a fim de contribuir para a sua capacitação profissional, saúde e qualidade de vida”, afirmou.

Estiveram presentes, também, o governador em exercício do estado de Mato Grosso, Otaviano Pivetta; o senador do estado de Mato Grosso, Wellington Fagundes; o prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto; além de autoridades do setor transportador e parlamentares da região.

Homenagem a Vander Costa

Durante a solenidade, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso concedeu a Vander Costa o título de cidadão mato-grossense por seu comprometimento com o setor transportador. A honraria foi entregue pelo senador do estado de Mato Grosso, Wellington Fagundes. “Agradeço a todo o povo de Mato Grosso, que pode agora contar com mais um conterrâneo em Brasília, trabalhando para trazer melhorias ao setor de transporte”, destacou Vander Costa.

As instalações

A unidade operacional de Diamantino – localizada na Avenida Ministro Gilmar Ferreira, s/nº, no bairro Novo Diamantino – oferece aos trabalhadores do transporte serviços de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Além disso, para garantir a qualificação profissional desses profissionais, contribuindo para a empregabilidade da população brasileira, conta com salas de treinamento presencial, incluindo o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, além de um espaço para capacitações no formato EaD.

Essa unidade é a nona a ser inaugurada pelo SEST SENAT no Brasil, em 2023. Mato Grosso possui, ainda, instalações em outras duas cidades: Cuiabá e Rondonópolis.

A unidade operacional de Diamantino (MT) leva o nome de Eduardo Capistrano, que exerceu o cargo de prefeito da cidade entre os anos de 2017 e 2020. Essa inauguração integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT no Brasil e permite a oferta de mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor transportador, contribuindo para o aumento da eficiência das empresas desse segmento de mercado.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/sest-senat-inaugura-primeira-unidade-em-diamantino