Rodovias concedidas receberam 3 vezes mais investimentos que as públicas

Segundo estudo do Painel ABCR+, que levou em consideração o período de setembro de 2022 e agosto de 2023, as rodovias federais concedidas receberam 2,8 vezes mais investimentos do que as rodovias públicas. Rodovias sob gestão privada receberam R$ 531,4 mil/km em investimentos no período, enquanto as não concedidas receberam R$ 192,6 mil/km.

“Investimento é uma condição necessária para melhorar o nível das rodovias e dos serviços prestados ao usuário, além de ampliar a segurança viária. Além disso, a infraestrutura de qualidade traz mais desenvolvimento para o País, ao aumentar a integração regional, favorecer o fluxo de mercadorias e pessoas e gerar empregos”, destaca o diretor-presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos.

O levantamento mostra que a média mensal de investimentos nas rodovias concedidas foi subindo gradualmente com o passar dos anos. Foi de R$ 38,5 mil por km, em 2021, para R$ 40,9 mil por km, em 2022, e R$ 43,4 mil por km em 2023.

A maior parte do investimento nas federais concedidas no período foi direcionada à ampliação das rodovias (41,9%), melhoramentos (29,7%) e recuperação (23,5%). O estudo também cita o montante em 25 anos: R$ 236 bilhões.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/rodovias-concedidas-receberam-3-vezes-mais-investimentos-que-as-publicas/