Renan Filho debate a importância da conectividade entre modais para impulsionar logística no Brasil

Com o objetivo de discutir o potencial de integração entre os modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e aéreo, o ministro dos Transportes, Renan Filho, participou nesta terça-feira (5) da Intermodal South America, em São Paulo (SP). O evento reúne gestores públicos, empresários e pesquisadores da área para tratar de medidas a fim de alcançar uma cadeia logística mais eficiente e sustentável.

A pauta é de extrema relevância para o Brasil, que bateu recorde de exportações em 2023, com US$339,7 bilhões, um crescimento de 1,7% em relação a 2022, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. “Esse crescimento significativo, tanto nos investimentos públicos quanto nos privados, gera emprego no curto prazo e cria uma externalidade positiva para ajudar na competitividade de praticamente todos os outros setores da economia, dado que a infraestrutura é um ponto fundamental para o funcionamento logístico de um país, de um negócio, cidade ou estado”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

De acordo com ele, o papel do Brasil é de destaque no cenário internacional, como um dos principais destinos do mundo para investimentos privados. “Isso ocorre porque os nossos projetos são rentáveis, somos um país tão pujante, que é capaz de sermos o maior produtor de grãos do mundo e, de um ano para o outro, crescermos quase 20%. Ou seja, somente o crescimento de 2022 para 2023, o nosso crescimento já é superior a produção da maior parte dos países do mundo”, detalhou.

Integração
Estudos apontam que a integração dos modais pode reduzir os custos logísticos em até 30%. Isso ocorre devido à otimização das rotas e à melhor utilização dos recursos disponíveis. Além disso, a diversificação dos modos de transporte contribui para a redução dos impactos ambientais, como a emissão de gases de efeito estufa. Nesse sentido, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, continua apostando na retomada dos investimentos públicos somada à atração de capital privado para impulsionar o setor logístico.

“Este evento é uma oportunidade de discutir esses cenários com as empresas que podem levar o país a cumprir um papel melhor em logística nos transportes rodoviário, ferroviário, aeroportuário e portuário. Antecipar os passos para os investimentos futuros, certamente vai ajudar o Brasil a avançar”, concluiu o ministro.

Para celebrar a parceria entre os setores, durante o evento, foi assinado um acordo de cooperação técnica que prevê o compartilhamento de dados para capacitação profissional e realização de ações conjuntas entre público e privado. Integram a parceria a Infra S.A., empresa vinculada ao Ministério dos Transportes; o MoveInfra, formada por seis grandes grupos de infraestrutura do país; e o Sistema Transporte – Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Instituto de Transporte e Logística (ITL).

A Infra S.A., por meio do Observatório Nacional de Transporte e Logística – plataforma que reúne dados e produz informações sobre o setor de transportes –, realizará o mapeamento georreferenciado dos empreendimentos de infraestrutura e mapear as atividades de educação fornecidas pelo Sistema Transporte.

Intermodal South America
Além de Renan Filho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou do evento, que chega à 28ª edição e reúne profissionais da área de logística, que procuram por soluções, conteúdos e relacionamento com companhias nacionais e internacionais.

Entre os principais temas estão:
– Estratégia, gestão e operações
– Tecnologia, inovação e intralogística
– Transporte multimodal
– Mercado e comércio exterior

Fonte: Ministério dos Transportes – https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2024/03/renan-filho-participa-de-evento-que-debate-a-importancia-da-conectividade-entre-modais-na-america-do-sul